Falta de acordo sobre terceira secretaria atrasa definição da Mesa



A falta de acordo em relação ao cargo de 3º secretário está atrasando a definição sobre a composição da nova Mesa do Senado. A votação, por isso, ainda não foi iniciada.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), líder de seu partido, indicou Ciro Nogueira (PP-PI) para a terceira secretaria, argumentando que havia um acordo com o PMDB. Mais cedo, porém, o PR já havia indicado o senador Magno Malta (PR-ES) para o mesmo cargo.

Eunício Oliveira (PMDB-CE), novo líder do PMDB, sugeriu votar as vice-presidências e deixar o resto para depois. Ele explicou que a terceira posição que coubesse ao PMDB pela proporcionalidade seria cedida para o PP. O senador Gim Argello (PTB-DF) interveio para dizer que o cargo seria a primeira suplência, e não a terceira secretaria.

Benedito de Lira (PP-AL) pediu uma solução e sugeriu deixar apenas a terceira de fora. Lídice da Mata (PSB-BA) se manifestou no mesmo sentido. No entanto, o senador Magno Malta lembrou que o PR tem 6 cadeiras contra 5 do PP, o que garantiria a indicação da terceira secretaria para o PR. Eduardo Lopes (PRB-RJ) disse que o PP estava quebrando a proporcionalidade e Blairo Maggi (PR-MT) lembrou que a política é feita de acordos. O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) reafirmou o entendimento do partido pela proporcionalidade.

- Se não for respeitada a proporcionalidade, o PR vai indicar nomes para as vice-presidências – alertou Nascimento.

Dornelles argumentou que o acordo de líderes firmado em fevereiro do ano passado garantiria ao PP uma vaga antes do PR. Walter Pinheiro (PT-BA) pediu que o presidente Renan decidisse a questão e lembrou que, fora da situação de um acordo, o cargo deveria ser decidido no voto. Renan disse que o ideal era uma decisão rápida sobre todos os escrutínios e defendeu um entendimento dos líderes sobre a proporcionalidade.

- Não é uma decisão da mesa, nem de um só, mas é uma construção de todos nós – pediu Renan.



01/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Isenção de maiores de 75 anos atrasa acordo sobre PEC Paralela

MOZARILDO PEDE À MESA DEFINIÇÃO SOBRE PROJETOS DE LEIS AUTORIZATIVAS

Ordem do dia é adiada por falta de definição sobre as comissões

Falta de engenharia pública atrasa obras do PAC, diz presidente do Confea

Falta de projetos técnicos atrasa obras do PAC, afirma líder empresarial

Acordo pode adiar novamente definição sobre regras para criação de municípios