Farinha de mandioca terá novos padrões de qualidade



A farinha de mandioca terá novos padrões de classificação em 120 dias. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (8), a Instrução Normativa nº 52 atualizando os critérios utilizados para identificar os tipos do produto que são comercializados no Brasil. As novas recomendações para determinar a qualidade da farinha são bem mais rígidas e completas que as normas atuais, elaboradas em 1995.

De acordo com a Coordenação de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, o texto inclui todas as farinhas de mandioca produzidas no Brasil. O padrão antigo não contemplava, por exemplo, farinhas de ótima qualidade que já estavam no mercado e não se enquadravam nas classificações existentes. Além disso, o novo regulamento técnico simplifica o padrão atual, reduzindo o tempo e o número de análises exigidas para a classificação.

O texto inicial com a proposta de mudança na legislação para a farinha foi colocado em consulta pública em outubro de 2009. Desde então recebeu sugestões de especialistas e técnicos envolvidos na produção da fécula.

O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que até setembro de 2011 foram produzidas 26,1 milhões de toneladas da mandioca no Brasil. O País é o segundo maior produtor mundial, ficando atrás apenas da Nigéria. Em 2010, o Brasil produziu aproximadamente 24,3 milhões de toneladas. A extração da fécula de mandioca, principal subproduto da raiz, atingiu 583,8 mil toneladas em 2009. O Paraná respondeu por mais de 70% desse total.

Fonte: 

Ministério da Agricultura

 



08/11/2011 19:58


Artigos Relacionados


Aprovado incentivo tributário para a mistura de farinha de mandioca à farinha de trigo

CMA deverá votar projeto que concede incentivo tributário para a mistura de farinha de mandioca à farinha de trigo

Qualidade do ar em São Paulo ganha novos padrões

Mapa divulga novos padrões de qualidade do vinho

Seminário internacional debate novos padrões de qualidade do ar

Seminário internacional debate novos padrões de qualidade do ar