Mapa divulga novos padrões de qualidade do vinho
Padrões complementares de identidade e qualidade para vinhos, derivados de uva e da própria bebida estão disponíveis para consulta pública, no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por 60 dias.
A proposta de regulamentação publicada na quarta-feira (2), no Diário Oficial da União (DOU), incorpora regras à norma em vigor (Portaria nº 229/1988). Entre as novas regras, está a inclusão de termos qualitativos para os vinhos, como reserva, reserva especial e gran reserva.
“Essas designações estão sendo, em alguns casos, utilizadas de forma incorreta, podendo levar o consumidor a engano”, explica o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Hélder Moreira.
A atualização da legislação também irá trazer padrões para outras bebidas que não existiam na época da edição da primeira lei, como as do tipo cooler e alcoólico composto. “Outro aspecto que a norma vai tratar é o controle da redução gradativa da adição de açúcar (chaptalização), que eleva o teor alcoólico dos vinhos em até três graus. A intenção é banir essa prática no Brasil, a exemplo dos demais países produtores”, esclarece Borges.
O coordenador do Mapa ainda reforça que a norma está alinhada com as novas exigências dos mercados importadores abrindo mais oportunidades para os produtores nacionais de vinhos.
A proposta de Instrução Normativa pode ser acessada no site do Mapa, no link Legislação, submenu Portarias em Consulta Pública. As sugestões podem ser enviadas para [email protected] ou para o endereço: Ministério da Agricultura – Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) – Coordenação-Geral de Vinhos e Bebidas, Esplanada dos Ministérios – Bloco D – Anexo B – Sala 333 – CEP 70.043-900. Também está disponível o fax (61) 3224 8961.
Fonte:
Ministério da Agricultura
04/06/2010 13:14
Artigos Relacionados
Qualidade do ar em São Paulo ganha novos padrões
Farinha de mandioca terá novos padrões de qualidade
Seminário internacional debate novos padrões de qualidade do ar
Seminário internacional debate novos padrões de qualidade do ar
Seminário internacional debate novos padrões de qualidade do ar
Definidos padrões sanitário e de qualidade para laticínios