Fátima Cleide ataca governador de Rondônia e elogia ações do governo federal no estado



O governador de Rondônia, Ivo Cassol (PSDB), está sabotando as ações do governo federal no estado com o intuito de desviar a atenção da sociedade para os erros e irregularidades de sua própria gestão, de acordo com o que assinalou nesta quinta-feira (18) a senadora Fátima Cleide (PT-RO). Um exemplo seria a ameaça feita por Cassol de baixar decreto extinguindo todas as reservas estaduais em represália contra as operações de fiscalização desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A parlamentar rondoniense explicou que, mesmo sem a cooperação do governo estadual, o Ibama e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estão tomando providências para acabar com ações danosas ao meio ambiente e a titulação irregular de terras.

- Por que o estado, na figura do governador, parte para a desqualificação do Ibama, instituição que em tempo recorde vistoriou mais de 50 madeireiras, num só município, e desbaratou quadrilha poderosa que vinha sugando os cofres públicos e roubando nossos ativos ambientais? - questionou Fátima Cleide, com o apoio da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) e do senador Tião Viana (PT-AC).

Fátima Cleide apresentou durante o discurso notícia publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, com denúncia de superfaturamento e ausência de licitação no fornecimento de refeições aos hospitais públicos estaduais por empresas privadas. Os problemas se estenderiam às áreas de segurança pública, direitos das crianças e adolescentes e educação. Nesta última teriam sido inutilizadas verbas no valor de R$ 4,9 milhões, por falta de ação governamental.

Já o governo federal tem atuado por meio do Programa de Apoio à Agricultura Familiar, desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), comprando estoques de farinha, milho e arroz. E aplicado nova concepção em assentamentos rurais, levando em conta a integração produtiva e o desenvolvimento sustentável. No campo da energia, as Centrais Elétricas de Rondônia (federalizadas) construíram em 2003 uma subestação em Monte Negro e outra em Cacoal, além de ter negociado débitos pendentes com 19 prefeituras, entre outras realizações.



18/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide acusa governador de Rondônia de levar o "medo e o terror" aos pequenos agricultores

Fátima Cleide relata "dias de incerteza" em Rondônia, devido à possibilidade de cassação do governador

Fátima Cleide acusa governador de Rondônia de não usar e devolver dinheiro de transporte escolar

Fátima Cleide diz que não atacou governo de Rondônia

Fátima Cleide anuncia que é pré-candidata ao governo de Rondônia

Fátima Cleide acredita no envolvimento do governo de Rondônia em corrupção