Fátima Cleide defende construção das hidrelétricas do Rio Madeira
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) defendeu da tribuna, ao comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a construção das hidrelétricas do Rio Madeira, em Rondônia. Além de fontes de energia não-poluidora, as hidrelétricas são fundamentais para o desenvolvimento da região, afirmou. Ela disse que toda a sociedade de Rondônia está mobilizada a favor das usinas do Madeira.
Ante as previsões de aumento da temperatura mundial, com graves conseqüências ambientais, econômicas e sociais, Fátima Cleide sustentou que cabe ao Congresso brasileiro tomar a iniciativa de promover um grande debate sobre alternativas energéticas sustentáveis. Para ela, é isso que a sociedade está esperando de seus representantes.
A senadora lembrou que o governo federal já vem se movimentando para conter a emissão de gases na atmosfera, ajudando a diminuir o ritmo de aumento da temperatura do planeta, ao mesmo tempo em que se preocupa em conseguir um crescimento econômico sustentável. Ela citou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), que apóia pesquisas de desenvolvimento tecnológico e de redução dos custos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.
Fátima Cleide informou ao Plenário que organizações sócio-ambientais realizaram manifestação nesta terça-feira (5), em Brasília,reivindicando a imediata execução do Plano BR-163 Sustentável. Trata-se de um programa relativo à rodovia que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), definindo um modelo de gestão participativa que busca reduzir os impactos do asfaltamento da BR-163. As organizações protocolaram documento no Palácio do Planalto com críticas à demora do governo em implementar o plano.05/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide quer tombamento da ferrovia Madeira-Mamoré
Raupp anuncia construção de hidrelétricas no rio Madeira
Raupp pede construção de hidrelétricas no Rio Madeira
Viabilidade ambiental das usinas do Rio Madeira ainda está em estudo, informa Fátima Cleide
Vereadores de Rondônia manifestam apoio à construção das hidrelétricas do Rio Madeira
Representante da Bolívia critica projeto brasileiro de construção de hidrelétricas no Rio Madeira