Raupp pede construção de hidrelétricas no Rio Madeira



O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (8), a construção das usinas hidrelétricas de Belo Monte, no Pará, e Santo Antônio e Jirau, em seu estado. As hidrelétricas, localizadas no Rio Madeira, ao agregarem mais de 6 mil megawatts ao sistema elétrico nacional, deverão viabilizar o desenvolvimento econômico e social almejado pelo governo através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

- Com essas usinas, a Região Norte finalmente estará interligada ao sistema elétrico nacional. Essa interligação, por sua vez, permitirá substituir a geração termelétrica a óleo combustível, que é poluidora é mais cara - disse.

Ressaltando o fato de a energia produzida nas termelétricas da região amazônica ser subsidiada com verbas públicas, Raupp observou que a construção das usinas no Rio Madeira permitirá a eliminação de tais auxílios governamentais, com reflexo direto nas contas de luz em todo o país e, indireto, nos índices de inflação.

Outro benefício apontado por Raupp com as usinas hidrelétricas seria a viabilização da hidrovia do Rio Madeira, cujos 1.396 quilômetros poderão se tornar integralmente navegáveis e vir a fazer parte de uma malha hidroviária que pode chegar a mais de 4,2 mil quilômetros.

- Esse hidrovia pode vir a ser um importante corredor para as exportações brasileiras, oferecendo um modo de transporte barato e limpo para escoar a crescente produção agrícola da região - afirmou.

Em apartes, os senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO), Mário Couto (PSDB-PA) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) manifestaram seu apoio a o pronunciamento de Raupp.



08/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp anuncia construção de hidrelétricas no rio Madeira

Raupp festeja liberação ambiental das hidrelétricas do Rio Madeira

Raupp questiona Bolívia, contrária a projeto de hidrelétricas no Rio Madeira

Fátima Cleide defende construção das hidrelétricas do Rio Madeira

Valdir Raupp elogia decisão do governo de construir hidrelétricas no Rio Madeira

Vereadores de Rondônia manifestam apoio à construção das hidrelétricas do Rio Madeira