Fátima Cleide destaca debate sobre a participação política das mulheres



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) registrou, em discurso nesta quinta-feira (23), a realização do Encontro Nacional de Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, Assessores e Funcionários das Câmaras Municipais do País, que tem como um de seus temas a participação das mulheres na vida política. O evento está ocorrendo na Câmara dos Deputados e se encerra no sábado (25).

- Quando se fala da mulher no cenário político, logo pensamos na presença feminina nas esferas de poder e na representação da mulher nos Parlamentos e nos Executivos - disse a senadora, observando,no entanto, que essa presença ainda é tímida.

Nesse contexto, Fátima Cleide defendeu a Lei 9.504/97 (a Lei de Cotas), que reserva às mulheres uma cota mínima de vagas nas candidaturas de um partido - ou de uma coligação -, quando se trata de eleições proporcionais, como é o caso das eleições para câmaras de vereadores, assembléias legislativas e a Câmara dos Deputados.

Segundo a parlamentar, essa lei representa um avanço, "embora, no curto prazo, não tenha produzido mudanças na relação desigual do mundo da política".

- Em 2004, por exemplo, nenhum partido completou a cota mínima de indicações femininas para as eleições - ressaltou ela.

Outro exemplo citado por Fátima Cleide foi a própria composição do Congresso Nacional: entre os 81 membros do Senado, há 9 mulheres (a senadora Marina Silva acabou sendo chamada para o Ministério do Meio Ambiente), e, entre os 513 deputados federais, há 45 mulheres.

- Também é curioso constatar que, no Senado e na Câmara, as mulheres do Norte e do Nordeste, as regiões mais desiguais do país, predominam. É um dado sobre o qual muitos estudiosos se debruçam - ressaltou.



23/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide fala sobre história de dor e humilhação das mulheres da Amazônia

Mulheres têm direito de viver sem violência, diz Fátima Cleide

Fátima Cleide ressalta papel das mulheres na conservação ambiental

Fátima Cleide diz que eleição de Dilma vai melhorar a vida das mulheres brasileiras

Fátima Cleide destaca sucesso do PAC

Fátima Cleide pede proteção a homossexuais, idosos, pessoas com deficiência e mulheres