Fátima Cleide diz que eleição de Dilma vai melhorar a vida das mulheres brasileiras
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse nesta segunda-feira (8) que "a vida das mulheres brasileiras irá melhorar, ainda mais, com a eleição da minha querida companheira, a ex-ministra Dilma Rousseff, hoje primeira presidenta do Brasil". A senadora comemorou a chegada de Dilma ao grupo de 17 mulheres que atualmente lideram 16 países dos 192 representados na ONU - a Finlândia tem uma presidente e uma primeira-ministra.
- A eleição de Dilma significa muito para a democracia brasileira, que tem o desafio de promover mais igualdade entre os gêneros, possibilitando que mais mulheres assumam espaços de poder - afirmou.
Fátima Cleide observou que só nos países escandinavos há um equilíbrio entre homens e mulheres na formação dos gabinetes. Segundo ela, no Brasil, a sub-representação da mulher na política é uma das piores do mundo, pois, mesmo tendo Dilma como presidente, apenas 45 deputadas federais foram eleitas, mantendo o número da atual legislatura.
A senadora salientou que não é o fato de ser mulher ou homem que capacita alguém a postular cargo importante na esfera pública e se submeter à avaliação do eleitorado. Ela ressaltou que é preciso ser capaz e reunir condições políticas e pessoais para atingir objetivos. Mas, em sua opinião, parece evidente que a mulher precisa de mais oportunidades.
Fátima Cleide lembrou que o presidente Lula nomeou várias mulheres para cargos importantes no governo e escolheu Dilma como ministra das Minas e Energia e, em seguida, chefe da Casa Civil. Além disso, acrescentou, Lula foi o patrono político de Dilma para sucedê-lo na Presidência da República. A senadora também citou a lista das personalidades da revista americana Forbes, que colocou Dilma em 16º lugar, entre 68 escolhidos.
- Dilma terá o desafio de não apenas dar continuidade a uma política que elevou a auto estima do Brasil e o colocou na rota do crescimento econômico. Será um desafio também demonstrar que a longa trajetória de busca pelos direitos civis e políticos por parte dos movimentos organizados de mulheres não foi em vão - assinalou.
08/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide quer melhorar imagem dos políticos de Rondônia
Mulheres têm direito de viver sem violência, diz Fátima Cleide
Fátima Cleide ressalta papel das mulheres na conservação ambiental
Fátima Cleide fala sobre história de dor e humilhação das mulheres da Amazônia
Fátima Cleide destaca debate sobre a participação política das mulheres
Fátima Cleide pede proteção a homossexuais, idosos, pessoas com deficiência e mulheres