Fátima Cleide diz que Rondônia está em alerta
Em discurso durante a vigília pela preservação da Amazônia na madrugada desta quinta-feira (14), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) afirmou que Rondônia se encontra em estado de alerta. Segundo a senadora, o governo fez acordo para que 35 mil cabeças de gado sejam retiradas da área de preservação ambiental Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro, mas que diariamente parte da classe política local vai à reserva incitar os 3 mil moradores da região contra a retirada dos animais.
- Estamos em estado de alerta, há pessoas na Amazônia que trabalham contra todos os dias mesmo com o esforço do governo de compreender e fazer acordos - disse.
Fátima Cleide contou que a reserva foi criada em junho de 1988 e possui 250 mil hectares, dos quais 25% foram desmatados. Hoje cerca de 3 mil pessoas vivem no local onde são criadas 35 mil cabeças de gado.Desde 2004 há decisões judiciais determinando o fim do desmatamento da área e a retirada do gado. Segundo Fátima Cleide, o governo federal tem feito esforço grande para cumprir a decisão.
- Parabenizo o governo Lula por estar promovendo uma desocupação diferente da Flona. De acordo com o termo de ajuste de conduta feito com o Ministério Público e com o Ministério do Meio Ambiente, nenhuma madeira pode sair mais da Flona e gado deve ser retirado, mas a população pode ficar lá sem a posse da terra. Isso é inédito - destacou.
Fátima Cleide concluiu dizendo que é preciso permanecer sempre vigilante. Para a senadora, o desenvolvimento é necessário, mas é precisamos garantir que não venha representar mais degradação ambiental ou social.
14/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide alerta para situação dos índios Cinta Larga em Rondônia
Fátima Cleide comemora resultados do PT em Rondônia
Fátima Cleide diz que não atacou governo de Rondônia
Fátima Cleide lê documento de bispos de Rondônia
Fátima Cleide diz que procurador em Rondônia é vitima de perseguição
Fátima Cleide anuncia que é pré-candidata ao governo de Rondônia