Fátima Cleide exalta trabalho de Zilda Arns pela redução da mortalidade infantil



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) homenageou a médica pediatra e sanitarista, fundadora das pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, Zilda Arns. Seus conhecimentos médicos em saúde pública, disse a senadora, permitiram que "salvasse crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição, da violência em seu contexto familiar e da marginalidade", por meio do combate às raízes da injustiça social.

A médica morreu no dia 12 de janeiro, na capital do Haiti, Porto Príncipe, onde ministrava uma palestra em uma igreja quando ocorreu o terremoto que devastou o país.

- Eu própria fui testemunha de diversos milagres da missão humanitária da pastoral e da médica Zilda Arns. Com uma metodologia simples, de utilização da farinha de multimistura, crianças que estavam à beira da morte foram salvas e hoje tem 15, 18 anos, em função do trabalho brilhante, do qual Zilda Arns foi a grande propulsora e incentivadora - elogiou.

Fátima Cleide destacou os diversos cursos de especialização em saúde pública feitos por Zilda Arns e o convite do Ministério da Saúde para que coordenasse campanha contra a mortalidade infantil. Dessa experiência derivou, a seguir, seu trabalho à frente da pastoral, a convite da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Iniciado no município de Florestópolis (PR), cujo índice de mortalidade infantil à época de sua implantação era de 127 crianças mortas para cada mil nascidas vivas. Após um ano de presença da pastoral no município, disse a senadora, este índice caiu para 28 crianças mortas para cada mil nascidas vivas.

Fátima Cleide lamentou que Zilda Arns, indicada duas vezes para receber o Prêmio Nobel da Paz, não tenha sido agraciada com "tão importante prêmio". Para a senadora, ela merece, por seu trabalho em prol dos mais pobres, o título de "heroína das causas nobres" e um lugar na galeria "das pessoas mais dignas deste país".



23/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrícia Saboya exalta o trabalho de Zilda Arns

Pacto pela redução da mortalidade infantil

Flávio Arns e Fátima Cleide participam do lançamento da Conferência Nacional da Educação

São Paulo tem redução recorde de mortalidade infantil

Bolsa Família influencia na redução da mortalidade infantil

Brasil vai ajudar países na redução da mortalidade infantil