Fátima Cleide homenageia professores e comemora melhoria nos índices de educação



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) homenageou, nesta quarta-feira (15), os professores brasileiros pela passagem do Dia do Professor (15 de outubro). A senadora destacou a redução da taxa de analfabetismo e a ampliação do número médio de anos de estudo da população de 15 anos - hoje fixada em 7,3 anos, segundo resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007. Ela disse que a educação é ainda a esperança de uma sociedade que saiba respeitar os direitos humanos e ambientais.

- É importante salientar que o número médio de anos de estudo sofre com a incidência do elevado analfabetismo entre adultos e idosos, sendo que, quanto maior for a idade, menor é a média de anos de estudo. Conseqüência evidente dos anos de descaso com a educação pública, esta situação exige um amplo e decidido investimento em educação para jovens e adultos - assinalou a senadora.

Fátima Cleide disse também que é uma boa notícia o avanço em relação a 2006 na taxa de escolarização por faixas etárias. A senadora observou que a faixa de 0 a 3 anos de idade teve o maior incremento absoluto, com uma ampliação da taxa de escolarização para 17,1%. Para ela, esse crescimento se deve à mudança no quadro legal, que ampliou o ensino fundamental para nove anos, com início aos seis anos de idade, e ao incremento dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A senadora ainda lembrou que os professores lutam pela adoção imediata do Piso Salarial Profissional Nacional de R$ 950, conforme prevê a Lei 11.738/2008. Ela afirmou que a verdadeira homenagem aos educadores é a valorização e o investimento em qualificação e profissionalização para oferecer uma educação de qualidade.

- Não dá para aceitar o discurso de governantes que se dizem defensores da educação e barram o piso sob a alegação de que não há recursos para bancá-lo. O Piso Salarial Nacional é peça chave no processo de construção do ensino de qualidade no Brasil - afirmou. 



15/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide comemora aprovação de recursos do pré-sal para a educação

Fátima Cleide denuncia retaliação do governador de RO contra professores

Fátima Cleide classifica de retrocesso decisão do STF sobre professores

Fátima Cleide critica governadores por ação contra piso nacional dos professores

Fátima Cleide comemora resultados do PT em Rondônia

Fátima Cleide comemora R$ 6,7 bilhões do Pronasci