Fátima Cleide classifica de retrocesso decisão do STF sobre professores



Em discurso nesta sexta-feira (19), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) classificou de "retrocesso" a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender parte da lei do piso salarial nacional dos professores de escolas públicas segundo a qual 33% da carga horária deveria de ser cumprida fora da sala de aula.

- É lamentável que a maior parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal entenda que os professores brasileiros não devem ter o tempo necessário para, em casa, corrigir provas e fazer um melhor planejamento das aulas -protestou a senadora.

Na quarta-feira (17), o plenário do STF concedeu aval para a entrada em vigor, já a partir de janeiro de 2009, do piso salarial no valor de R$ 950,00, sem inclusão de vantagens, ao julgar uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) apresentada por cinco governadores que se manifestaram contra o piso salarial.

Direitos

A parlamentar admitiu também que, nos últimos anos, o país avançou "de forma significativa" na promoção, na garantia e na defesa dos direitos humanos, mas reconheceu que ainda há muito o que fazer, principalmentenas áreas de saúde, trabalho, segurança pública e educação. Ela disse ser chegado o momento de se romperem barreiras do preconceito e de se garantirem os plenos direitos de mulheres, homossexuais, pessoas com deficiência, indígenas, negros, crianças e adolescentes.

Fátima Cleide também fez um balanço de seu trabalho parlamentar ao longo de 2008, a começar pela luta em defesa da demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Ela lamentou que o projeto que criminaliza a homofobia (PLC 122/06), do qual foi relatora, não tenha sido apreciado pelo Senado.



19/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide denuncia retaliação do governador de RO contra professores

Fátima Cleide homenageia professores e comemora melhoria nos índices de educação

Fátima Cleide critica governadores por ação contra piso nacional dos professores

Fátima Cleide critica governadores que lutam contra piso nacional para os professores

Fátima Cleide pede união da bancada de Rondônia para solicitar revisão de decisão da Eletronorte

Fátima Cleide registra evento sobre o Brasil em Londres