Fátima Cleide quer amplo combate à corrupção



O combate à corrupção é necessidade imperiosa, que deve envolver governo, Parlamento e toda a sociedade, defendeu a senadora Fátima Cleide (PT-RO). O governo, por meio da Controladoria Geral da União, já tomou a iniciativa de fiscalizar a aplicação de recursos federais repassados aos municípios nos últimos anos em programa organizado a partir de sorteios públicos, -uma das iniciativas mais importantes dos primeiros meses do governo de Luiz Inácio Lula da Silva-, sustentou a senadora.

O programa reafirma o -Compromisso anticorrupção- firmado por Lula, quando candidato à Presidência da República, com a organização não-governamental (ONG) Transparência Brasil, acrescentou.

Já há também iniciativas no âmbito da sociedade, apontou Fátima Cleide, que citou o caso do município de Ribeirão Bonito (SP), em que membros da ONG Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo) denunciaram um esquema de corrupção que levou o prefeito à renúncia e à prisão. O exemplo, na opinião da parlamentar, ilustra como a sociedade pode interferir e responsabilizar criminalmente os que desviam recursos públicos.

Para Fátima Cleide, infelizmente as pessoas que combatem a corrupção ficam sujeitas a ameaças dos envolvidos nas irregularidades denunciadas. Os membros da Amarribo sofreram tais ameaças, assim como está acontecendo com a vereadora do município de Vilhena (RO) Marlene Aparecida, a quem a senadora fez questão de registrar sua solidariedade. Na cidade, informou a parlamentar, há dois anos oito vereadores vinham se apropriando de dinheiro público por meio do recebimento ilegal de diárias.

São casos semelhantes que explicam a nota 4 do Brasil no ranking de 102 países pesquisados pela Transparência Internacional, alertou a senadora. Outras nações latino-americanas obtiveram classificação melhor, como o Chile, que recebeu 7,5, e a Costa Rica, com 4,5.



22/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide acredita no envolvimento do governo de Rondônia em corrupção

Fátima Cleide quer empresas de energia fora do PND

Fátima Cleide quer tombamento da ferrovia Madeira-Mamoré

Fátima Cleide quer que gás natural de Urucu beneficie Rondônia

Fátima Cleide quer melhorar imagem dos políticos de Rondônia

Fátima Cleide quer justiça contra assassinato de prefeita