Fátima Cleide quer que gás natural de Urucu beneficie Rondônia



A construção do gasoduto entre a província petrolífera de Urucu, no Amazonas, e Porto Velho, que está prevista no Plano Plurianual de 2004 a 2007, deve trazer benefícios reais ao povo de Rondônia. Foi isso o que cobrou nesta sexta-feira (19) a senadora Fátima Cleide (PT-RO), que visitou recentemente Urucu em companhia do senador Sibá Machado (PT-AC).

A preocupação da senadora se explica pela sua avaliação de que os grandes empreendimentos na Amazônia não trouxeram desenvolvimento à região, mas a outros estado e paises. Como exemplo, Fátima citou a cidade de Coari (AM), que está próxima de Urucu, mas cuja população não foi beneficiada pela chegada do gás natural.

- Não queremos mais ser escoadouro de matérias primas, arena para saques intermináveis de nossos recursos. Projetos como o gasoduto Urucu-Porto Velho e as hidrelétricas sobre o rio Madeira devem ter, como premissa básica, a redução das disparidades existentes entre as diversas regiões do país, devem se nortear pelo princípio da inclusão social - disse a senadora.

Essa avaliação, continuou Fátima, está na Carta de Porto Velho, escrita em agosto por entidades do estado que discutiram o aproveitamento dos recursos energéticos na Amazônia de forma sustentável. Para a senadora, isso só será possível com o envolvimento da sociedade civil rondoniense na definição dos projetos de utilização do gás natural de Urucu.

- Não tenho notícias de que estejam em curso projetos que permitam a inclusão social, que permitam levar aos habitantes de Rondônia os benefícios da energia movida a gás natural - declarou a senadora, cobrando transparência do governo federal sobre os projetos energéticos na Amazônia.



19/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide quer melhorar imagem dos políticos de Rondônia

Fátima Cleide quer apressar emenda em favor de servidores de Rondônia

Fátima Cleide quer ligar Rondônia ao sistema nacional de energia

Fátima Cleide quer ampliar compensação para Rondônia por parada de termelétricas

Fátima Cleide comemora resultados do PT em Rondônia

Fátima Cleide diz que não atacou governo de Rondônia