Fátima Cleide quer empresas de energia fora do PND



Projeto de lei do Senado apresentado pela senadora Fátima Cleide (PT-RO) propõe a exclusão de empresas distribuidoras de energia do Programa Nacional de Desestatização (PND). Seriam excluídas as Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), a Companhia Energética do Piauí (Cepisa), a Companhia de Eletricidade do Amazonas (Ceam), a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e a Companhia Energética de Alagoas (Ceal).

A proposta, que aguarda distribuição pela Mesa, altera a Lei nº 9.491/97 e também exclui do PND empresas públicas ou sociedades de economia mista que exerçam atividades de competência exclusiva da União.

- O objetivo é impedir a privatização de empresas estratégicas para o país, que exercem atividades de competência da União. A mudança é necessária porque o texto legal autoriza o Executivo a reestruturar o sistema elétrico brasileiro, para proceder sua privatização. Como nossa proposta objetiva retirar a possibilidade das empresas mencionadas serem privatizadas, não faz sentido mantê-lo - diz Fátima na justificativa ao projeto.

Ela lembra que propostas semelhantes têm sido apresentadas por colegas de partido. A senadora licenciada Marina Silva, atual ministra do Meio Ambiente, apresentou projeto que exclui a Eletronorte do PND. A proposta de Marina recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na forma do substitutivo da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que exclui do PND outras empresas do setor elétrico e ainda a Empresa de Correios e Telégrafos.



22/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide discorda de proposta de gestão centralizada para empresas de energia do Norte e Nordeste

Fátima Cleide quer ligar Rondônia ao sistema nacional de energia

Fátima Cleide elogia programa de universalização de energia

Fátima Cleide anuncia oferta de energia para Rondônia

Fátima Cleide quer amplo combate à corrupção

Fátima Cleide quer tombamento da ferrovia Madeira-Mamoré