Fátima elogia trabalho do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) elogiou o trabalho realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia que, segundo ela, conseguiu, com a implantação do sistema de Juizados Criminais, combater a compra de votos e a boca de urna, durante o primeiro turno das eleições municipais.

- O sistema é eficiente porque pune na hora. E não se prende e solta a pessoa, sem nenhuma providência. No mesmo dia da infração, as pessoas flagradas cometendo ilegalidades tiveram sua condenação arbitrada - explicou.

Segundo Fátima Cleide, ao todo 70 pessoas foram detidas e lavrados 36 termos circunstanciais. Cinco flagrantes foram feitos pela Polícia Federal, sendo dois por compra de votos e dois por transporte ilegal de eleitores, informou.

A senadora por Rondônia disse que, diante das preocupações legítimas sobre a possibilidade de ocorrência de violência, compra de votos e transferência de títulos em algumas regiões do estado foram reunidos, no ginásio do Serviço Social da Indústria (Sesi), a juíza eleitoral Marialva Bueno, um promotor de justiça, dois defensores públicos e três delegados da polícia, cada um no cumprimento de sua função.

Com a missão de dar despacho aos casos de condenação com pena até dois anos de reclusão, a juíza encaminhou os infratores até a sala da Polícia Federal, onde foram lavrados os termos circunstanciais. Em seguida, foram realizadas 17 reuniões preliminares: 15 por boca de urna, uma tratando de tumulto e desordem e outra por tumulto de trabalhos eleitorais. Ao todo foram lavrados 36 termos circunstanciais, relatou.

O ineditismo do TRE de Rondônia, ao instalar a burocracia da polícia e da Justiça no próprio ambiente de detenção dos infratores, deu agilidade aos processos, aplicando-se imediatamente as multas e, no casos mais graves, a imediata abertura do inquérito policial, disse a senadora.

 - Assim, a Justiça Eleitoral caminhou ao encontro das aspirações da sociedade, consolidando uma Justiça rápida, na contramão dos lenientes organismos públicos que ignoram a vibração da mudança e continuam a agir com lentidão - destacou a senadora.



26/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


No comando do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Governador Lembo recebe em audiência presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Aprovada criação de cargos no Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco

Fátima Cleide ataca governador de Rondônia e elogia ações do governo federal no estado

Lobão elogia trabalho do Tribunal de Justiça do Maranhão

Alvaro Dias elogia Polícia Federal, mas condena uso eleitoral do trabalho da instituição