Fazenda garante inflação dentro do limite superior da meta em 2011
A trajetória da inflação será “benigna” nos próximos meses, disse nessa segunda-feira (16) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao participar da abertura do 23º Fórum Nacional, no Rio de Janeiro. Segundo Mantega, não há relaxamento do governo em relação à inflação. “Temos certeza que, em 2011, a inflação estará dentro do limite superior da meta, como tem ocorrido nos últimos anos”.
A inflação já está caindo no Brasil. Observou que além do efeito da diminuição do preço das commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional), que caiu 6% no último mês em alimentos e combustíveis, também no mercado doméstico já começa a ser sentido um declínio da inflação dos combustíveis “que, ao lado dos alimentos é o segundo vilão da inflação”.
Mantega afirmou que o controle da inflação é um fator que determina a longevidade do crescimento sustentável de um País. Há, frisou Mantega, um surto inflacionário mundial causado pelas commodities.
Apesar disso, a inflação no Brasil cresceu menos do que em outros países. De 2010 para 2011, a inflação aumentou de 5,3% para 6,5%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril.
Comparando, entretanto, com outros países emergentes, disse que “o Brasil está em situação razoável”. A Rússia tem uma inflação superior a 9% e a Índia quase nesse mesmo patamar, disse.
A boa notícia, assegurou o ministro, é que a elevação dos preços internacionais já começou a diminuir, indo no sentido contrário do aumento de 40% acumulado nos últimos 12 meses, sendo 42% nos alimentos e 38% nos preços industriais.
Fonte:
Agência Brasil
17/05/2011 11:12
Artigos Relacionados
Riscos de inflação ultrapassar limite superior da meta este ano são de 12%, indica BC
Inflação oficial ficou dentro do esperado em 2011, diz ministro interino da Fazenda
Inflação pelo IPCA não surpreende governo e fecha 2013 dentro da meta
Inflação dentro da meta por dois anos seguidos é fato inédito no país, observa Meirelles
Meta da inflação não está garantida para 2011, diz CNI
Presidente do BC diz que inflação deve cair, mas só atingirá centro da meta em 2011