Agricultores familiares do Maranhão recebem títulos de terras



Garantir a posse da terra e a condição de acessar políticas de fortalecimento da agricultura familiar. Este é o objetivo da entrega de mais 104 novos títulos de terra que o Programa Terra Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai realizar, nesta quarta-feira (18), na Comunidade Ebenézia, localizada no município de Zé Doca (MA).

Segundo o coordenador do Terra Legal no estado, Jowberth Frank, com a entrega vão ser beneficiadas 104 famílias de agricultores com propriedade de até quatro módulos fiscais. “Estamos atuando em parceria com o governo do estado, para garantir que os agricultores que estão em terras estaduais tenham os mesmos direitos daqueles que ocupam terras federais”, destaca.

A comunidade Ebenézia está localizada em terras estaduais e o trabalho do Terra Legal só foi possível com a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o MDA e o Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) em 2011. “A comunidade procurou o Terra Legal com sua demanda de regularização fundiária, mas como só atuamos nas terras federais precisamos fazer este acordo. O importante é que garantimos os títulos destas famílias”, explica o coordenador estadual do Terra Legal no Maranhão.

Programa Terra Legal Amazônia

Criado em 2009, coordenado pelo MDA e executado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Programa Terra Legal Amazônia tem como objetivo regularizar áreas e imóveis localizados em terras públicas federais não destinadas na Amazônia Legal. Incluem-se nessa classificação aquelas que não sejam consideradas reservas indígenas, unidades de conservação, marinha, locais reservados à administração militar e florestas públicas.

Produtores da agricultura familiar e comunidades locais têm prioridade no atendimento do Terra Legal. Os benefícios do programa são diversos, com destaque para a redução do desmatamento e o aumento da produtividade dos agricultores familiares. Ao receber o título de propriedade do terreno, o dono se compromete a cumprir requisitos legais, como a manutenção da área de preservação permanente ou a reflorestar a área desmatada.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



18/12/2013 11:20


Artigos Relacionados


Agricultores familiares no Amazonas recebem título de posse de terras

Terra Legal entrega títulos para agricultores familiares em Nova Ipixuna (PA)

Feira expõe produtos de agricultores familiares de Território da Cidadania no Maranhão

Agricultores familiares recebem R$ 2,4 bilhões em crédito emergencial

Assentados do Acre recebem títulos definitivos das terras

Agricultores quilombolas recebem 228 títulos de terra no Paraná