Feira Internacional da Amazônia incrementa negócios na Panamazônia



Mais de R$ 24 milhões em geração de negócios, 300 expositores e 60 mil visitantes são esperados para a sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam). Estes números foram apresentados pelo superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira, durante entrevista coletiva sobre o evento, na segunda-feira (18). A Fiam de 2013 está marcada para ocorrer entre 27 e 30 deste mês, no Studio 5 Centro de Convenções, Zona Sul de Manaus.

Para Nogueira, a maior feira multissetorial da Região é uma excelente ferramenta para a divulgação da importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) como solução econômica sustentável para o Brasil. “Apesar de todo nosso esforço, com campanhas nacionais como as que fazemos no aniversário da ZFM e por ocasião da própria Fiam, notamos que, infelizmente, ainda existe muita gente, inclusive autoridades, que desconhecem o nosso modelo”, salientou, acrescentando que a autarquia destinou R$ 6,2 milhões para a organização do evento, incluindo custos com a locação do espaço, montagem dos estandes e divulgação.

O superintendente também destacou que a feira poderá contribuir com a intensificação da integração econômica da Panamazônia. A Venezuela, por exemplo, fretou um avião para trazer uma comitiva composta por mais de 50 empresários. “Queremos fazer negócios do tipo ganha-ganha, por isso não estamos pensando apenas no que iremos vender, mas também no que podemos comprar. É bom não esquecer que a Panamazônia representa um mercado de mais de 500 milhões de habitantes e com um PIB considerável. Por isso, em vez de pensar apenas naqueles mercados tradicionais, por que não pensarmos em incrementar negócios com os nossos vizinhos?”, argumentou.

 Entre os destaques da Feira, Nogueira sublinhou a Jornada de Seminários, que contará este ano com oito temas: Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia; Setor mineral de Óleo e Gás na Amazônia; Oportunidades de Negócio na Copa;  Design como ferramenta para incremento de negócios na ZFM ;  Logística na Panamazônia; Aquicultura na Amazônia; e Soluções de Sistemas Inteligentes para Preservação de Florestas. “A previsão é de 78 palestrantes, todos escolhidos não pela característica da celebridade, mas pelo critério da competência técnica”, frisou. 

As inscrições para a participação nos seminários, bem como nas rodadas de negócios (serão três: micro e pequenas empresas; turismo; e bares e restaurantes) encerram-se na sexta-feira (22).

Slogan

O tema da edição deste ano é “Fiam 2013. Passe para o futuro”, em referência às perspectivas de prorrogação da vigência do modelo Zona Franca de Manaus até 2073 ao mesmo tempo em que faz uma alusão à Copa do Mundo Fifa que ocorre no Brasil em 2014 e tem Manaus como uma das cidades-sede dos jogos.

Fonte:
Superintendência da Zona Franca de Manaus  



19/11/2013 15:22


Artigos Relacionados


Reunião internacional vai discutir negócios sustentáveis na Amazônia

Sabesp participa de Feira Internacional de Negócios sobre Meio Ambiente

Inpa participa da Feira Internacional da Amazônia

Feira Internacional da Amazônia traz Espaço de Inovação

Manaus recebe a Feira Internacional da Amazônia 2013

Feira Internacional da Amazônia será inaugurada em Manaus