Reunião internacional vai discutir negócios sustentáveis na Amazônia



Instituições de vários países da América Latina estarão reunidas em Belém do Pará, pela primeira vez, na Reunião Latino-Americana sobre Bancos de Desenvolvimento e Investimentos Ambientalmente Sustentáveis. O evento será realizado nestas quinta e sexta-feiras (22 e 23).

Segundo o presidente do banco, Abidias Junior, uma das metas principais da reunião é promover maiores investimentos na Amazônia, através da troca de experiências e boas práticas entre as instituições financeiras de desenvolvimento. “Será uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade da Amazônia para o exterior e induzir a criação e o fortalecimento de programas e políticas voltados para o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas da região amazônica de forma sustentável”, explica.

Abidias ressalta que as instituições financeiras de desenvolvimento têm dupla responsabilidade : são agentes dinamizadores de investimentos e ao mesmo tempo cuidam que para que eles sejam sustentáveis em seus aspectos ambientais e sociais, ajudando a criar padrões e modelos de negócios adequados para esse propósito.

De acordo com o secretário-geral da Alide, Rommel Acevedo, o seminário vai analisar o apoio dos bancos de desenvolvimento à gestão sustentável de recursos naturais e como o critério de sustentabilidade ambiental pode ajudar na geração de receitas em comunidades pobres. “Vamos dar enfoque à Responsabilidade Social Empresarial nos investimentos que os bancos promovem em conjunto com o setor privado”.

Já estão confirmadas as participações do Banco Bice (Argentina), Banco Ciudad de Buenos Aires (Argentina), Bancoldex (Colômbia), Bid (Eua), Brou (Uruguai), Caf (Venezuela), Cepal (Chile), Financiera Rural (México), Fira (México), Fomin (Eua), Fonaders (Honduras), Banco Nacional de Fomento do Paraguai, Corporação Interamericana de Investimentos (EUA) e Banco do Estado do Equador.

Apoiam o evento o Sebrae do estado , o Banco da Amazônia e a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide).


Fonte:
Banco da Amazônia



20/09/2011 16:34


Artigos Relacionados


Instituições financeiras da AL debatem em Belém negócios sustentáveis na Amazônia

Feira Internacional da Amazônia incrementa negócios na Panamazônia

Amazonas recebe incubadora de negócios sustentáveis

Edital seleciona cooperativas de recicláveis para programa de negócios sustentáveis

Centro Paula Souza abre concurso para projetos sustentáveis de novos negócios

Rio+20 deve discutir metas sustentáveis, dizem especialistas