Férias escolares aumentam o número de visitas ao Congresso



Vitor Almeida Cabral de Lima, 12 anos, aluno do Centro de Ensino Fundamental 4, no Gama, só conhecia o Senado Federal pelo noticiário da TV. Acompanhado pela mãe, ele reservou a tarde dessa sexta-feira (23) para ver de perto as dependências do Congresso Nacional. Gostou tanto do que viu que já avisou: vai recomendar aos colegas, quando as aulas recomeçarem. Nesse período de férias escolares, os corredores do Senado e da Câmara estão cheios de visitantes.

O policial legislativo federal Gercino da Costa do Nascimento Filho, que desempenha sua função todos os dias no Salão Negro, das 9h às 18h30, confirmou o crescimento do número de turistas e visitantes do próprio Distrito Federal nesse período de férias e recesso parlamentar. Gercino contou que nessa quinta-feira quase 1.500 pessoas vieram conhecer a Câmara e o Senado. Apesar do aumento no fluxo de gente, os dias tem sido tranquilos, sem problemas.

As visitas guiadas ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados ocorrem todos os dias - inclusive nos sábados, domingos e feriados - das 9h30 às 17h, sem interrupções. A cada meia hora sai um grupo, partindo do Salão Negro. O acesso é pela rampa principal do Palácio do Congresso Nacional. O tour é coordenado de forma integrada pelo serviço de relações públicas da Câmara e do Senado.

Segundo a estagiária Tábata Souza Muniz Freire Alves, uma das monitoras da visitação, cada visita guiada dura, aproximadamente, 50 minutos. Não é cobrado ingresso para participar. O percurso inicia pelo Salão Verde da Câmara dos Deputados. Lá o visitante conhece o local que funciona como acesso para os parlamentares entrarem no Plenário daquela Casa. Aos finais de semana e feriados o acesso ao Plenário é liberado.

Depois de visitar a Câmara, o visitante percorre o Salão Azul do Senado, iniciando pelo trecho em frente à Presidência da Casa. De lá, circunda o Plenário, passa pelo salão onde estão hasteadas as bandeiras de todos os estados brasileiros e ingressa no Túnel do Tempo, corredor que abriga vitrines com textos e fotografias de momentos importantes da história do Brasil. Lá também estão expostos bustos de personalidades históricas do país, como a Princesa Isabel.

No final do Túnel do Tempo há um espaço onde está montado o mobiliário, inclusive com os microfones da época, que era utilizado no Plenário do Senado no Palácio Monroe. O tour termina após a visita às galerias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Segundo Tábata Alves, os plenários das duas Casas são os locais que mais despertam a curiosidade dos visitantes.

Fábio Alcântara, 38, natural de São Luís (MA) e morador de Brasília há três anos, opinou que visitar o Congresso Nacional e receber uma aula gratuita de cidadania. Ele acompanhou o tour na tarde de sexta-feira (23) na companhia da amiga Celi Oliveira, 33, que veio passar férias em Brasília. Analista da companhia energética do Maranhão, ela confirmou a tese de que os plenários são os locais preferidos de quem faz a visita.

Museu do Senado

Outra atração para o visitante do Congresso é o Museu do Senado, localizado no Salão Nobre. Inaugurado em 1991, o museu é composto pelo mobiliário do Palácio Conde dos Arcos e do Palácio Monroe, antigas sedes do Senado no Rio de Janeiro. Também conta com documentos históricos, objetos da época do Império, esculturas, tapeçarias e quadros como o que retrata a assinatura do projeto da Constituição de 1891, de Gustavo Hastoy.

Segundo a assistente parlamentar Jacira dos Anjos Almeida - uma das funcionárias que apresenta as obras e explica aos visitantes detalhes sobre o Museu - o quadro de Hastoy e o sofá vermelho onde o presidente do Senado Federal recebe autoridades são alguns dos objetos mais procurados. Também desperta muita atenção o tinteiro-escrivaninha em bronze, com peças em cristal lapidado, adquirido, em 1868, pelo então presidente do Senado, Visconde de Abaeté.

O Museu do Senado está aberto ao público de segunda à quinta-feira entre às 9h e 12h30. Às sextas, o funcionamento é das 14h às 17h. Esses horários devem-se às sessões do Plenário do Senado que de segunda a quinta-feira ocorrem à tarde e, nas sextas-feiras, pela manhã. Aos sábados, domingos e feriados o Museu recebe visitantes entre 9h30 e 17h.



23/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Visitas ao site da Agência Senado aumentam 26% em 2012

Meio Ambiente: Projeto Pomar reinicia agendamento de visitas monitoradas para escolares

Senadores vão examinar projetos que cortam impostos de materiais escolares e aumentam dedução de gastos no IR

Poupatempo: Durante as férias escolares procura por emissão de RG cresce 25%

CPTM : opção barata para organizar roteiros nas férias escolares

Obrigatoriedade de férias escolares durante a Copa do Mundo pode ser revogada