Fernando condena descaso com navegação fluvial



Ao comentar o naufrágio da embarcação Dom Luís XV na noite de terça-feira (17), em Belém, o senador Fernando Ribeiro (PMDB-PA) lamentou, -mais uma vez-, que a população da Amazônia esteja permanentemente exposta a essas tragédias, por não ter outra alternativa. Ele chamou a atenção do Plenário, na sessão desta sexta-feira (20), para o descaso das autoridades em relação à navegação fluvial.

O senador registrou que, até esta quinta-feira (19), haviam sido resgatados do naufrágio 23 corpos, três dos quais de crianças. Além disso, há cerca de 45 desaparecidos e centenas de vítimas hospitalizadas.

- A navegação fluvial é relegada ao total descaso pelas autoridades, tanto as que tratam da vigilância dos meios de navegação como pelas autoridades do setor de transportes como um todo. Nossos rios são nossas estradas naturais, e as autoridades não proveram a navegação fluvial com recursos para avanços em termos de segurança, fiscalização, eficiência e modernidade.

Segundo Fernando Ribeiro, os habitantes da região amazônica são -grandemente dependentes- da navegação fluvial, forma de transporte mais eficiente, com maior capilaridade na região, mais barata e acessível.

O senador referiu-se ainda à ação criminosa dos -ratos d"água-, que, aproveitando-se da falta de policiamento fluvial, aterrorizam os que precisam deslocar-se nas embarcações, com ações de pilhagem e pirataria.

Fernando Ribeiro disse também que era com profunda tristeza que tratava, em seu último discurso, do mesmo tema abordado em seu primeiro pronunciamento da tribuna do Senado: o fato de a população da Amazônia, na utilização do transporte fluvial, estar exposta a tragédias, seja como vítima dos ratos d"água, seja como vítima de naufrágios.



20/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA poderá discutir navegação fluvial na Amazônia

Secretário defende navegação fluvial para transporte de grãos

Fatec de Jaú abre inscrições para cursos em Mestre Fluvial e Condutor Maquinista-Motorista Fluvial

JÚNIA REGISTRA MANIFESTO QUE CONDENA DESCASO COM OS ÍNDIOS

Amir Lando condena descaso com educação na região amazônica

Fernando Collor acusa governo de Alagoas de tratar com descaso a saúde pública