Fernando pede mais investimentos para o Norte, com objetivo de gerar emprego e renda
O senador Fernando Ribeiro (PMDB-PA) pediu ao governo federal que invista na Região Norte do país, principalmente nas empresas ali instaladas, como forma de gerar emprego e renda. Ele observou que desde o encerramento das atividades da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), a região deixou de receber investimentos da ordem de R$ 3 bilhões, conforme estudos da Federação das Indústrias do Estado do Pará.
Fernando Ribeiro entende que a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), órgão criado pelo governo federal em substituição à Sudam, deve lutar para que a região ganhe novos incentivos. Do contrário, observou, o Norte brasileiro continuará a enfrentar graves problemas financeiros, com reflexos negativos na área social.
Para o senador, as empresas sérias da região não podem ser prejudicadas em virtude dos escândalos que envolveram a Sudam, o que levou a uma brusca retirada de investimentos, " tão necessários à concretização da política de desenvolvimento regional".
- Se foram constatadas irregularidades na aprovação e execução de alguns projetos, que sejam procedidas as apurações, o devido processo legal e as punições cabíveis. Mas é inadmissível usar o pretexto de irregularidades fiscais e administrativas com a finalidade de generalizar as acusações infames, o que leva à punição de empresários sérios e de toda a região - alertou Fernando Ribeiro.
Fernando Ribeiro também cobrou do governo do Pará e da Polícia Marítima medidas concretas para combater o crime organizado no estado. Segundo ele, os chamados ratos d"água (bandidos-piratas) vêm atuando livremente em toda a região, levando pânico aos transportadores de cargas, turistas e população ribeirinha.
Apesar de aplaudir a ação rápida da polícia que prendeu os assassinos do navegador neozelandês, Peter Blake, já condenados pela Justiça, Fernando Ribeiro salientou que os ratos d"água continuam a agir impunemente em todo o Pará. A seu ver, é necessário uma ação conjunta, destinada a pôr fim a onda de violência que assola o estado.
Fernando Ribeiro elogiou decisão do Executivo de enviar projeto de lei ao Congresso Nacional que permite manifestações durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, bem como a estilização da Bandeira, ou seja, que ela seja usada em roupas, incluindo biquínis. Mas condenou emendas ao projeto apresentadas na Câmara dos Deputados que, a seu ver, desvirtuam a proposta original, como a que substitui a estrela do estado do Pará pela do Distrito Federal, inserida acima dos dizeres Ordem e Progresso.
27/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Canal do Xingó deve gerar emprego e renda para 170 mil sergipanos
Ivar diz que o PIC visa gerar emprego e renda no RS
Rosalba Ciarlini pede mais investimentos em segurança no Rio Grande do Norte
PAC prevê investimentos de R$ 503,9 bi até 2010 para aumentar nível de emprego e renda
Comercialização de frutas, sucos e castanhas vão gerar mais renda em Pernambuco
SUPLICY PEDE APOIO DE FERNANDO HENRIQUE A PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA