Ferraço: atualização do Código de Defesa do Consumidor deve ser votada neste semestre



VEJA MAIS

Relator da comissão temporária que trata da modernização do Código de Defesa do Consumidor no Senado, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) previu que seu parecer estará pronto para ser analisado pelo grupo no fim de maio. A expectativa do senador é de que o Plenário vote a matéria antes do recesso parlamentar de julho.

Atualmente, a comissão estuda a necessidade de fortalecer os cerca de 500 Procons municipais e 27 estaduais, tema da audiência pública ocorrida pela manhã para subsidiar a análise de projeto que dá a esses órgãos poder de aplicar medidas corretivas em caso de infração às normas de defesa do consumidor (PL 5196/2013).

Outros dois assuntos em análise pelos parlamentares do Senado são o comércio eletrônico – que não existia há 22 anos, quando o Código foi publicado – e a prevenção ao superendividamento.

– Nos últimos anos, pelos menos 30 milhões de brasileiros ingressaram na classe média e, portanto, há que se ter um ambiente equilibrado, com a responsabilidade de quem consome e a responsabilidade também de quem fornece o crédito.

De acordo com Ferraço, a compra de produtos parcelada em 36 meses sem juros, por exemplo, é propaganda enganosa, pois “não há como você ofertar um produto com tanto parcelamento sem que ali estejam embutidos juros”.

Embaixadores

O senador convidou os demais senadores a participar de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores, marcada para as 18h30, na qual os embaixadores Rubem Barbosa e Samuel Pinheiro Guimarães falariam sobre o crescimento do comércio internacional brasileiro.



08/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Atualização do Código de Defesa do Consumidor deve ser concluída em março

Sarney deve receber na próxima semana propostas de atualização do Código de Defesa do Consumidor

Comissão debate atualização do Código de Defesa do Consumidor

Senadores destacam atualização do Código de Defesa do Consumidor sem retrocesso

Adiada reunião da Comissão de Atualização do Código de Defesa do Consumidor

Principais pontos do anteprojeto de atualização do Código de Defesa do Consumidor