Ferrovia Norte-Sul terá 1.574 km até dezembro
Considerada por especialistas em transportes como a futura espinha dorsal do desenvolvimento sustentável brasileiro, a Ferrovia Norte-Sul está avançando a todo vapor. Progrediu 504 Km na última década, sendo que 256 km deste total foram finalizados na última terça-feira (21). Mais 855 km de trilhos e dormentes estão em estado adiantado de instalação e com a conclusão confirmada para dezembro, o que representa todo o projeto inicial previsto para a ferrovia, de 1.574 km.
O trecho já concluído da ferrovia é de 719 km, que vai de Açailândia (MA) a Palmas (TO). O traçado inicial da Norte-Sul previa a construção de 1.574 km de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Leis aprovadas em 2006 e 2008 estenderam o traçado até a cidade paulista de Panorama. Assim, a estrada de ferro terá, quando concluída, cerca de 2.760 km de extensão.
Os investimentos federais na obra já somam R$ 1,65 bilhão e representam, hoje, quase 17 mil empregos diretos e mais de 50 mil indiretos. A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes que está tocando a Norte-Sul, informa que a perspectiva é de que outros 270 mil postos de trabalho (diretos e indiretos) sejam criados com a chegada de usinas e companhias que vão operar ao longo da estrada de ferro.
O trecho de 139 km que vai do Ribeirão Tabocão a Palmas/Porto Nacional, foi concluído no final de agosto. Deve, agora, passar pelos ajustes necessários para o início da operação comercial a ser feito pela Vale do Rio Doce. A empresa detém a subconcessão para explorar todo o trecho já concluído da ferrovia, de 719 km, que vai de Açailândia (MA) a Palmas (TO).
O diretor-presidente da Valec, José Francisco das Neves, conhecido no setor como Juquinha, confirmou ao Portal Brasil a previsão de entrega para dezembro de todo o percurso do projeto original da Norte-Sul: um total de 1.574 Km entre Açailândia (MA) e Anápolis(GO).
Juquinha explicou ainda que a construção do trajeto da ferrovia já está gerando riqueza, renda e empregos. "Para se ter uma idéia, na fase de construção da obra, nós chegamos a quase 17 mil empregos diretos e 50 mil indiretos", comemorou. "Com a entrada das usinas de biodiesel, de álcool e ainda outras a gente estima que serão gerados mais 270 mil empregos ao longo dos próximos seis a oito anos", acredita Juquinha.
Importância da Norte-Sul
A Ferrovia Norte-Sul foi projetada para promover a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões do Norte e do Nordeste às do Sul e do Sudeste, através das suas conexões com cinco mil quilômetros de ferrovias privadas.
Segundo os técnicos do setor de transportes, a integração ferroviária das regiões brasileiras será o grande agente uniformizador do crescimento auto-sustentável do País, na medida em que possibilitará a ocupação econômica e social do Cerrado brasileiro. Para isso, vai oferecer uma logística adequada à concretização do potencial de desenvolvimento dessa região, fortalecendo a infraestrutura de transporte necessária ao escoamento da sua produção agropecuária e agroindustrial.
Inúmeros benefícios sociais já são uma realidade com a Ferrovia Norte-Sul. A articulação de diferentes ramos de negócios proporcionada por sua implantação está contribuindo para o aumento da renda interna, para o aproveitamento e para a melhor distribuição da riqueza nacional. A geração de divisas e a abertura de novas frentes de trabalho vão permitir a diminuição de desequilíbrios econômicos entre regiões e pessoas, resultando na melhoria significativa da qualidade de vida da população da região.
Etapas de construção da Ferrovia Norte-Sul:
1º etapa - 1987 a 1989 Ligação de Açailândia (MA) a Imperatriz (MA) 95 km
2º etapa - 1995 a 2002 Ligação de Imperatriz (MA) a Aguiarnópolis (TO) 120 km
3º etapa - 2003 a 2010 Ligação de Aguiarnópolis (TO) a Palmas (TO) 504 km
Conclusão de obras em 2010 Ligação Palmas (TO) a Anápolis (GO) 855 km
Fonte:
Portal Brasil
24/09/2010 19:54
Artigos Relacionados
Agência debate subconcessão da Ferrovia Norte-Sul
Valec vistoria obras da ferrovia Norte-Sul
Emenda da CI destina R$ 1,9 bilhão à Ferrovia Norte-Sul
Eduardo registra avanço na Ferrovia Norte-Sul
Quintanilha quer conclusão da ferrovia Norte-Sul
Lobão defende retomada da ferrovia Norte-Sul