Lobão defende retomada da ferrovia Norte-Sul
O senador Edison Lobão (PFL-MA) defendeu nesta segunda-feira (24) a retomada das obras da ferrovia Norte-Sul, apontando que -o planejado programa parceria público-privada (PPP) talvez esteja a solução-, e que é com a distribuição do desenvolvimento que o Brasil vai conseguir criar empregos.
As obras da ferrovia Norte-Sul tiveram início há 16 anos e percorre 215 quilômetros no estado do Maranhão. Inaugurada em 1988, a ferrovia sai do terminal multimodal de Porto Franco, na divisa com o Tocantins, e chega ao porto de Itaqui, levando a produção agrícola do Tocantins e do Maranhão e de parte da Bahia e do Piauí.
- Não se precisa enfatizar novamente a excepcional importância da ferrovia Norte-Sul para o país, como um poderoso instrumento para o desenvolvimento de um imenso espaço territorial brasileiro. O inadmissível seria manter a irresponsabilidade de se deixar paralisada obra de tal envergadura para o Brasil - assinalou.
Lobão lembrou de pronunciamento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou para a -irresponsabilidade administrativa- que fez com que a ferrovia Norte-Sul e várias outras obras iniciadas por outros governantes fossem abandonadas pelos seus sucessores. -É a velha e conhecida imprevidência nacional dilapidando o patrimônio das ferrovias-, frisou.
Segundo o senador, o presidente anunciou que pretende liberar investimentos no valor de R$ 600 milhões para a ferrovia, o que possibilitaria estender um ramal até Balsas. Ele alertou para a necessidade de o Brasil dar velocidade aos programas estratégicos, sob pena de perder o bonde da história.
O senador Ramez Tebet (PMDB-MT) disse que a ferrovia entre Bauru (SP) e Corumbá (MT) está completamente sucateada. -Estão roubando os dormentes e os trilhos. As estações estão tomadas pelo capim. Não estão zelando por um patrimônio valioso-, acrescentou. O senador João Ribeiro (PFL-TO) lembrou que foi contra a ferrovia Norte-Sul no passado, -mas agora quero fazer justiça ao presidente José Sarney-. Ele disse que a Norte-Sul é a obra mais importante para a Região Norte.
24/05/2004
Agência Senado
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