Quintanilha quer conclusão da ferrovia Norte-Sul
Quintanilha lamentou que o projeto de orçamento da União para 2002 não contenha a previsão de investimentos maciços para essa ferrovia que, afirmou, também será importante como elo de integração nacional. Segundo ele, sem atrair investimentos privados, a ferrovia nunca se completará.
O senador pelo Tocantins manifestou a esperança de que a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), criada pelo governo federal e em fase de implantação, possa viabilizar essa ferrovia, bem como dar novo impulso a alternativas ao transporte de cargas pesadas a longas distâncias hoje feito no Brasil com enormes prejuízos para o país.
Quintanilha disse que as rodovias federais estão em péssimo estado, levando os motoristas a usarem trechos de rodovias estaduais para chegar ao seu destino. Como essas rodovias menores não foram feitas para agüentar carga pesada, rapidamente deterioram-se e o país fica com dois problemas: rodovias federais e estaduais em estado precário.
Para Quintanilha, a ANTT nasce com uma responsabilidade enorme e seus diretores, cujos nomes estão sendo submetidos ao Senado, enfrentarão o desafio mais difícil de suas carreiras: modificar a escolha do modal rodoviário para transporte de cargas pesadas a longa distância, sabidamente a opção mais onerosa. "Há muito tempo que o Brasil precisa dinamizar os transportes ferroviário ou fluvial para baratear os fretes", concluiu.
14/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
QUINTANILHA QUER CONTINUIDADE DO PROJETO DA FERROVIA NORTE-SUL
Dilma diz que PAC vai investir na conclusão da ferrovia Norte-Sul
PATROCÍNIO PEDE A CONCLUSÃO DA FERROVIA NORTE-SUL
Senador defende conclusão da Ferrovia Norte-sul e da eclusa do Tocantins
QUINTANILHA DEFENDE CONCLUSÃO DA NORTE-SUL
Quintanilha pede mais recursos para Ferrovia Norte-Sul