Festival discute políticas públicas para teatro



Nesta quinta-feira (17), o presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Guti Fraga, será o convidado do CaFETO, café-encontro que acontece durante a 13ª edição do FETO – Festival Estudantil de Teatro, em Belo Horizonte (MG). Das 17h30 às 20h30, Guti e o historiador e administrador cultural Célio Turino vão falar sobre educação no Brasil e a necessidade de políticas públicas que estimulem o teatro em sua base.

Com o tema “CaFETO As bases de hoje, o teatro de amanhã”, o encontro tem por objetivo criar um diálogo entre a sociedade civil e a esfera pública no sentido de refletir sobre a criação de estruturas e conjunturas sólidas, com foco em resultados de médio e longo prazo, e nas reais necessidades de investimento na formação de público para o teatro.

Festival Estudantil de Teatro

De 9 a 19 de outubro, o FETO – Festival Estudantil de Teatro reúne espetáculos, atividades formativas, diálogos e encontros. Neste ano, dois CaFETOs – tradicionais café-encontros que fazem parte da programação do festival desde 2007 – vão promover o diálogo sobre a relação entre arte e educação no Brasil e sobre a necessidade de políticas públicas que estimulem o teatro em sua base. Realizados nos dias 12 e 17 de outubro, os encontros contarão com a presença de representantes do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação.

Ao todo, serão 17 espetáculos, sete oficinas e dois encontros que ocuparão oito espaços da cidade – Espaço Aberto Pierrot Lunar, Esquyna, Funarte MG, Galpão Cine Horto, No Ato Cultural, Teatro Alterosa, Teatro Oi Futuro e Sesi Holcim. Quinze dos espetáculos que integram a programação foram selecionados a partir de um número recorde de inscrições – foram 142, vindas de todas as regiões do País. Os selecionados dividem-se nas categorias Escola de Teatro, com peças de estudantes de instituições profissionalizantes em artes cênicas, e Teatro na Escola, que abriga espetáculos de estudantes de cursos livres ou de quaisquer níveis de ensino.

Idealizado em 1999 e realizado em Belo Horizonte, o FETO tem por objetivo ser um espaço de valorização, visibilidade e fomento do teatro produzido nas escolas, universidades e cursos livres e técnicos. Sendo um festival estudantil por excelência, também abriga em sua programação atividades formativas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas. Soma-se a isso, um trabalho de formação de público direcionado, principalmente, a crianças e jovens.

Nos seus 15 anos de existência, o FETO recebeu 578 inscrições de todas as regiões do País e abriu espaço para a apresentação de 203 espetáculos entre produções selecionadas e convidadas. Aproximadamente 2.550 estudantes participaram do festival, que contabiliza, ainda, um público de 45.200 espectadores.

Programação completa no site do FETO

 

Fonte:

Fundação Nacional de Artes



17/10/2013 15:42


Artigos Relacionados


CDH discute políticas públicas para pessoa com deficiência

CAS discute políticas públicas para a saúde do homem

Campanha do Teatro Acessível promove políticas públicas de inclusão

OEA discute alternativas para políticas públicas sobre drogas

Subcomissão discute políticas públicas para táxis aéreos

Mercosul discute políticas públicas comuns para a agricultura familiar