Governo trabalha para promover autonomia e garantir direitos para as pessoas com deficiência, diz presidenta
A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (15), na coluna semanal Conversa com a Presidenta, que o governo brasileiro trabalha para promover a autonomia e garantir direitos para as pessoas com deficiência. Ao responder pergunta da assistente social Cléia Regina Vieira, moradora de Hulha Negra (RS), sobre como ter acesso aos benefícios do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a presidenta explicou o lançamento do programa Viver Sem Limite. Lançado em novembro do ano passado pelo governo federal, o programa vai investir R$ 7,6 bilhões até 2014 em ações nas áreas de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência.
“Para implementar essas ações e fazer com que os benefícios cheguem efetivamente à vida das pessoas, estamos construindo parcerias com estados e municípios. Temos no Brasil 45 milhões de pessoas com deficiência. Estamos trabalhando no sentido de criar as condições para que esses brasileiros possam desenvolver todas as suas potencialidades”, disse a presidenta.
Na coluna, a presidenta falou ainda sobre o andamento das obras de Transposição do Rio São Francisco, por questionamento do técnico de produção Heitor Brasil da Silva, morador do Rio de Janeiro (RJ). Segundo a presidenta, o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional já está com 36% das obras concluídas e é o maior empreendimento de infraestrutura hídrica que o governo federal está executando.
Como explicou a presidenta, os investimentos estão divididos em 14 lotes, além de dois canais de aproximação. Estão em atividade 11 lotes de obras, nos quais trabalham cerca de 4.500 pessoas, número que deve subir para 6.500 até o final do ano. Os eixos Leste e Norte estarão concluídos até dezembro de 2014. Já o trecho que vai de reservatório do Ceará até o da Paraíba será finalizado em dezembro de 2015.
“Quando estiver concluído, o Projeto de Integração vai levar água para a população urbana de 390 municípios do Semiárido nordestino nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte”, explicou Dilma.
Dilma também respondeu o representante comercial José Marques Canuto, de Duque de Caxias (RJ), que questionou as ações do governo para ajudar quem deseja parar com o vício de fumar. Ela lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) atende gratuitamente quem busca ajuda para parar de fumar. Basta que o interessado procure um posto de saúde próximo de casa ou do trabalho e se informe sobre locais e horários de tratamento para tabagismo.
A presidenta destacou que, de 2006 para 2011, o percentual de fumantes na população caiu de 16,2% para 14,8%, menos da metade do índice de 1989, que ficou em 34,8%, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Nossas políticas públicas vêm contribuindo fortemente para a redução do tabagismo. Hoje, temos mais ex-fumantes do que fumantes no País, mas sabemos que precisamos continuar reforçando essa luta”, disse a presidenta.
Leia aqui a coluna semanal Conversa com a Presidenta.
Fonte:
15/05/2012 17:51
Artigos Relacionados
Plano Viver sem Limites possibilita autonomia às pessoas com deficiência, diz presidenta
Governo lança editais para direitos de pessoas com deficiência
Governo federal trabalha para garantir atendimento de qualidade aos usuários do SUS
CDR aprova projeto para garantir moradia digna a pessoas com deficiência
Augusto quer garantir a pessoas com deficiência prioridade na Justiça
Brasil e EUA vão aprofundar medidas para promover a autonomia das mulheres