Fim do voto secreto poderá ter tramitação rápida no Plenário
A proposta de emenda à Constituição que acaba com o voto secreto em todas as votações no Parlamento poderá ser debatida e votada no Plenário do Senado seguindo um calendário especial. Foi o que explicou o presidente da Casa, Renan Calheiros, que discutiu o assunto na tarde desta quarta-feira (18).
Renan disse ao final desse debate que aguarda a apresentação de um requerimento para que a PEC tenha uma tramitação mais rápida, com a dispensa das sessões de discussão e do interstício entre os dois turnos de votação. De acordo com a Constituição, para ser aprovada, uma PEC tem que passar por dois turnos de votação no Plenário, sendo que o primeiro deve ser precedido por cinco sessões de discussão. Em cada turno, são necessários pelo menos 49 votos favoráveis.
A PEC 43/2013 foi aprovada na manhã desta quarta pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Vários senadores pediram para que a proposta fosse incluída na pauta da semana do esforço concentrado, inclusive para ser votada ainda hoje. Alguns parlamentares pediram que a PEC 43/2013 fosse apensada, ou seja, tramitasse em conjunto com a PEC 20/2013, do senador Paulo Paim, que trata do mesmo tema e já está pronta para ser incluída na ordem do dia. Mas o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) se manifestou contra a votação da PEC ainda hoje e defendeu o rito normal de tramitação, dada a importância da matéria.
De acordo com o senador Mário Couto (PSDB-PA), o Senado precisa acabar com o voto secreto. Ele disse que a moralização pretendida pela Casa passa necessariamente pelo aberto em todas as proposições.
- Não haverá moralização se nós não trocarmos o voto secreto pelo voto aberto – declarou.
18/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan defende rápida definição sobre fim do voto secreto
Começa tramitação de PECs que acabam com o voto secreto no Congresso
Tramitação de processos no Senado poderá ser mais rápida
Aprovado na CCJ, fim do voto secreto no Congresso vai ao Plenário
Plenário rejeita PEC que acaba com voto secreto
Adiada votação em Plenário da PEC que acaba com voto secreto