Financiamento de campanha e candidatura avulsa na pauta da Reforma Política da próxima semana



Matéria atualizada às 11h15

VEJA MAIS

O financiamento das campanhas eleitorais e a possibilidade de candidaturas sem vínculo partidário são temas na pauta da reunião da Comissão de Reforma Política da próxima quinta-feira (31). A reunião estava prevista inicialmente para esta quinta-feira (24). Também consta da agenda de debates a "cláusula de barreira", que condiciona a obtenção de mandatos por um partido ao seu desempenho eleitoral.

O financiamento das campanhas eleitorais no Brasil segue um sistema misto, com recursos públicos e doações privadas. Muitos senadores defendem a substituição do modelo atual pelo financiamento exclusivamente público. No entanto, não há consenso sobre como isso deveria ser feito.

Já a candidatura avulsa tem sido proposta por parlamentares que criticam a obrigatoriedade de filiação partidária para o lançamento de candidatos, conforme previsto na Constituição federal. Eles sugerem a quebra desse monopólio partidário para permitir a qualquer cidadão a possibilidade de ser candidato a um cargo eletivo, desde que obtenha o apoio de um número de eleitores, conforme regra a ser definida em lei específica.

No Brasil, a discussão da cláusula de desempenho, ou cláusula de barreira, está ligada à preocupação com as chamadas "legendas de aluguel" - pequenos partidos que aproveitam as oportunidades políticas, sem pretensões programáticas, conforme explica a Consultoria do Senado.

Para muitos analistas, é uma forma de evitar a pulverização de partidos no Legislativo e contribuir para uma melhor aplicação de recursos públicos no financiamento eleitoral. No entanto, a proposta é criticada por impedir a eleição de parlamentares bem votados, mas que são filiados a legendas pouco expressivas.



24/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão da Reforma Política aprova candidatura avulsa em eleição municipal

FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA SERÁ APRECIADO PELA CCJ NA PRÓXIMA SEMANA

Reforma política: cláusula de desempenho e financiamento público exclusivo em pauta na CCJ

Anibal Diniz defende reforma política com financiamento público de campanha

Financiamento público de campanha pode gerar polêmica na reforma política

Jorge Viana: financiamento de campanha deverá ser um dos pontos principais da reforma política