Jorge Viana: financiamento de campanha deverá ser um dos pontos principais da reforma política
Membro da Comissão de Reforma Política que será instalada nesta terça-feira (22), o senador Jorge Viana (PT - AC) afirmou que a definição de uma nova modalidade de financiamento de campanha deverá estar entre os principais pontos a serem tratados pelo grupo de 12 senadores e três senadoras. Ele informou que irá propor à comissão o estabelecimento de seis ou sete temas prioritários para a formulação de uma proposta de reforma.
- Temos que chegar a um consenso em cima de pontos objetivos específicos. Se apresentarmos seis pontos nesses 45 dias e nesses seis pontos apresentarmos dois caminhos para cada um deles e colocarmos para as duas Casas, já teremos feitos nosso trabalho, nosso dever de casa - assinalou.
Para Jorge Viana, a comissão não tem o objetivo de encerrar o debate sobre a reforma política, mas de conduzir objetivamente o tema, apontando questões consensuais para a elaboração de um anteprojeto.
- Estipular 45 dias é uma maneira de nos impor um prazo curto para que tenhamos um trabalho objetivo - observou.
De acordo com o parlamentar, a instalação da comissão no Senado atende aos anseios da sociedade brasileira e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
- Claro que é um tema complexo, tem muitas divergências, mas o Senado tem que ser a Casa que representa, pelo menos no que der, a convergência - afirmou.22/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Reforma política - principais pontos
Veja os principais pontos da reforma política do governo
Jorge Viana apresenta projeto que veda financiamento de campanha por empresas
Senado já aprovou financiamento público de campanhas e mais cinco pontos da reforma política
Relatório de Jorge Viana sobre reforma do Código Florestal deverá ser lido na segunda-feira e votado na quarta
Jorge Viana propõe limite para gastos em campanha política