Financiamento público para campanhas pode ajudar as mulheres na política, diz Lúcia Vânia



O financiamento público das campanhas eleitorais, previsto na proposta de reforma política em análise no Congresso Nacional, poderá ajudar as mulheres, na opinião da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), a conquistar maior espaço na vida pública do país, uma vez que elas, em muitos casos, não detêm condições de financiar suas próprias candidaturas.

- Já avançamos na política com a criação de cotas para a participação das mulheres nas eleições, mas precisamos ir além e modificar estruturas dos partidos. Ressalvo a decisão de partidos de esquerda, que já têm mulheres em suas executivas e não em apêndices criados para as mulheres. Este é um exemplo que precisa ser seguido - sustentou a senadora nesta terça-feira (9), em sessão solene do Congresso Nacional.

Lúcia Vânia lembrou que a necessidade de conciliar as responsabilidades da carreira e da maternidade ainda preocupa a maioria das trabalhadoras de todas as idades e condições sociais. E lamentou que a decisão sobre com quem deixar os filhos seja até hoje tratada como questão individual e não como "assunto de política pública".

A senadora apontou como uma das principais conquistas recentes das mulheres o maior acesso à universidade, inclusive em cursos antes tidos como masculinos, como o de Engenharia, nos quais atualmente, como observou, cerca de 20% das vagas são ocupadas por mulheres. Ela lembrou, contudo, a necessidade de maior reconhecimento na questão salarial, uma vez que as trabalhadoras ainda recebem, em média, 20% a menos do que os homens em condições semelhantes.



09/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia quer voto facultativo e financiamento misto para ampliar participação da mulher na política

COMISSÃO DA REFORMA POLÍTICA APROVA FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS

Comissão da reforma política aprova financiamento público das campanhas eleitorais

Reforma política: CCJ decide sobre financiamento público exclusivo nas campanhas eleitorais

Senado já aprovou financiamento público de campanhas e mais cinco pontos da reforma política

Financiamento público de campanha pode gerar polêmica na reforma política