Física brasileira detida no aeroporto de Madri será ouvida pela CRE



A física brasileira Patrícia Camargo Magalhães, que foi deportada da Espanha quando fez escala no país a caminho de um congresso científico em Lisboa, será convidada a participar de uma audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sobre os maus-tratos sofridos por brasileiros no exterior. A audiência será realizada por iniciativa do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Inicialmente, Suplicy sugeriu que participassem da audiência apenas autoridades como o embaixador Oto Agripino Maia, subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores. Mas o presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), sugeriu a inclusão do nome de Patrícia, para que ela pudesse contar pessoalmente aos senadores o que lhe ocorreu na Espanha.

Aluna do mestrado de Física na Universidade de São Paulo (USP), Patrícia, de 23 anos, embarcou para Madri no dia 9 de fevereiro. Dali pretendia fazer uma rápida conexão para Lisboa, onde apresentaria um trabalho em um congresso científico. No entanto, acabou retida por três dias, em condições precárias, no aeroporto de Madri, sob a alegação de que não portaria os documentos necessários à comprovação dos motivos de sua viagem.

O requerimento de Suplicy recebeu o apoio dos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Cristovam pediu, inclusive, apoio a sua proposta de emenda à Constituição (PEC 5/05) que garante aos brasileiros residentes no exterior o direito de contar com seus próprios representantes na Câmara dos Deputados.

Suplicy apresentou ainda requerimento de convite à senadora colombiana Piedad Córdoba para falar sobre o processo de negociação para a liberação de reféns detidos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O requerimento será votado na próxima reunião da comissão.



28/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Daniele Hypólito será ouvida pela CAS

Daniele Hypólito será ouvida pela CAS

CDH pede libertação de ativista brasileira detida na Rússia

Paim pede que Dilma interceda para libertar bióloga brasileira detida na Rússia

Presidente da Petrobras será ouvida em audiência conjunta

Chefe da Divisão de Financiamento da SEC é ouvida pela CPI neste momento