Físico diz a Sarney que comunidade científica está preocupada com lei de biossegurança
O físico José Fernando Perez, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), manifestou ao presidente do Senado, José Sarney, a preocupação da comunidade científica com o projeto de Lei de Biossegurança aprovado na Câmara dos Deputados.
- Vim trazer a preocupação do nosso conselho superior com os termos da lei, na forma como foi aprovada pela Câmara, e solicitar a atenção do presidente para que a comunidade científica acreditada seja ouvida, de forma que a lei reflita todo o potencial que o país tem para competir na área de biotecnologia.
O físico disse que, seja para fazer pesquisa científica, pesquisa tecnológica ou para gerar riquezas, a biotecnologia é uma janela de oportunidades para o Brasil.
- Pela nossa biodiversidade, pela nossa agricultura, pelos problemas de saúde pública que são específicos de um país da nossa latitude, a biotecnologia é um instrumento importantíssimo. É importante portanto que a legislação reflita não só essa importância, mas nossa competência.
José Fernando Perez recomendou que o Legislativo aprove uma legislação compatível com a competência instalada no país.
- Nós queremos competir com o mundo inteiro e não podemos ter uma legislação que iniba tanto o nosso desenvolvimento em pesquisa em ambiente acadêmico, como a pesquisa feita em ambiente empresarial. E o texto aprovado é inibidor em vários aspectos, inclusive no que diz respeito à pesquisa sobre clonagem - disse o cientista.
12/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pesquisa paulista sobre o genoma do câncer está à disposição da comunidade científica mundial
Físico Michel Paty fala sobre criação científica em evento na UFRJ
Ajuris está preocupada com os cortes no orçamento do Judiciário
Maria do Rosário está preocupada com a situação das crianças indígenas da Guarita
Equipe médica está preocupada com evolução do quadro neurológico de Jonas Pinheiro
Comunidade científica discute inovação para inclusão social