FLAVIANO PEDE PROTEÇÃO PARA TRIBOS DESCOBERTAS NO ACRE



Preocupado com possíveis conflitos entre seringueiros e índios, o senador Flaviano Mello (PMDB-AC) pediu proteção para as tribos isoladas descobertas recentemente pela Funai na região do Alto Tarauacá, no Acre, e também para as populações caboclas que vivem na região e que têm sido atacadas nos últimos dois anos. "Com a chegada do Verão - época do estio na Amazônia - esses conflitos tendem a se agravar, pois tanto os seringueiros quanto os índios saem em busca de caça e pesca na mesma região. E todos estão armados: os índios com flechas e facões; os seringueiros com espingardas", explicou o senador.

Apoiando a política de manter essas tribos no isolamento, Flaviano Melo disse que a Funai está enviando um grupo de trabalho para fazer um levantamento cartorial e das benfeitorias feitas pelas 38 famílias que se encontram próximas às localidades ocupadas pelos índios, com o objetivo de indenizá-las.

- Entretanto, o problema requer uma solução mais urgente. É necessário que a Funai, com a ajuda do Incra e de outros órgãos, promova a imediata remoção dos seringueiros daquela área. Não se pode esperar pelos resultados do levantamento a ser realizado pelo grupo de trabalho da Funai, que levaria cerca de três meses para ser concluído. O que se sabe é que, até agora, três seringueiros já foram mortos pelos índios, mas nós não sabemos quantos índios já morreram nesses conflitos - apelou o senador.

Flaviano informou que, segundo o chefe do escritório da Funai no Acre, Sebastião Figueiredo, são necessários R$ 190 mil para que seja instalada, imediatamente, uma frente de vigilância na região, para evitar que os seringueiros entrem naquelas matas e corram risco de vida. O senador revelou ainda que, de acordo com relato do sertanista José Carlos Meirelles, ataques realizados contra o pessoal que fazia a demarcação da área demonstram que existem outros grupos indígenas ainda não identificados.

- Faço daqui um apelo ao governo federal para que inclua nessa operação a participação do Incra, com o objetivo não só de remover essas famílias para uma área mais adequada, mas que lhes sejam dados créditos e financiamentos para que se instalem em novos locais e plantem roças para a sua subsistência - argumentou o senador.



19/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


FLAVIANO MELO PEDE RECURSOS PARA O ACRE

CONVÊNIO DO IBAMA PARA O ACRE É ASSINADO NO GABINETE DE FLAVIANO

Aníbal Diniz pede proteção para povos indígenas isolados do Acre

ACRE TESTA NOVO MODELO PARA USO DA FLORESTA, ANUNCIA FLAVIANO MELO

FLAVIANO PEDE URGÊNCIA PARA ESCLARECER CASO DE AVIÃO RETIDO

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre