Flávio Arns destaca avanço do Brasil em competições paraolímpicas



O avanço no desempenho dos atletas brasileiros nos jogos paraolímpicos foi reconhecido e exaltado pelo senador Flávio Arns (PT-PR). Dos quase 4 mil atletas com deficiência de 143 países que vão competir em Atenas em setembro próximo, o Brasil deverá participar com cerca de 100 competidores em 12 modalidades esportivas.

- O evento é um sonho compartilhado. Essa competição esportiva é a melhor lição de vida que todos nós podemos receber - afirmou.

Depois da paraolimpíada de 2000, realizada em Sidney, Flávio Arns disse ter havido um crescimento surpreendente na prática esportiva entre os portadores de deficiência. Nesse evento, o país foi representado por 64 atletas em nove modalidades, tendo quebrado quatro recordes mundiais e conquistado 22 medalhas. Ao alcançar a 24ª colocação entre 123 países, a delegação brasileira fez sua melhor campanha desde 1972, quando disputou a primeira competição do gênero.

A ampliação do número de participantes e a evolução técnica receberam um impulso a partir de 2001, segundo informou, com o advento da Lei nº 10.264, que destina 2% da arrecadação bruta dos prêmios das loterias federais aos comitês olímpico e paraolímpico brasileiros.

- Assim, o esporte paraolímpico, no Brasil, conta com uma receita fixa de cerca de R$ 10 milhões por ano - comentou, realçando sua aplicação no fomento, na formação, preparação técnica, manutenção e locomoção dos atletas aos locais de competição.

Flávio Arns destacou ainda a criação, pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, de bolsas de incentivo aos atletas por desempenho e um adicional por medalhas conquistadas; a montagem de um programa de avaliação técnica e científica dos integrantes das equipes permanentes e a implantação do projeto Clínicas de Desportos.

- Hoje, o esporte adaptado também é sinônimo de esporte de alto rendimento em nosso país - comentou.



26/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns destaca entrega do prêmio Brasil Sorridente

Flávio Arns destaca os 85 anos da União dos Escoteiros do Brasil

Flávio Arns destaca 20 anos de empresa de comunicação do Paraná

Flávio Arns destaca exemplo único de vitória de uma revolta popular

Flávio Arns destaca importância do Aqüífero Guarani para o país

Flávio Arns destaca exemplo único de vitória de uma revolta popular