Flávio Arns diz que cuidados com primeira infância exigem legislação, orçamento e políticas públicas
"Se queremos ter uma sociedade mais saudável em todos os aspectos, é fundamental que tenhamos uma boa legislação, com Orçamento e políticas públicas bem definidas para atender a criança desde antes da sua concepção - por meio de cuidados com a saúde da mulher -, compreendendo toda a gestação e ainda no decorrer da primeira infância." Essa é a opinião do senador Flávio Arns (PT-PR), que abriu, nesta quinta-feira (20), o terceiro e último dia de palestras e debates da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz.
Para o senador pelo PT, que se identificou como pai de um deficiente mental de 33 anos, cuidar da criança antes mesmo que seja concebida é respeitar, desde cedo, os direitos humanos desse indivíduo, é valorizá-lo em todas as suas necessidades,propiciando, desta forma, " uma cultura da paz".
Flávio Arns também destacou os cuidados com a criança nos primeiros seis anos de vida - com alimentação, vacinas, desenvolvimento cognitivo efunções superiores, que incluem, segundo explicou, questões relacionadas aos sentidos, à atenção, à percepção, à memória, à linguagem e a conceitos passados por pessoas mais experientes.
- É fundamental, nessa trajetória de desenvolvimento, a interação da criança com pessoas mais experientes da sua cultura, como sua mãe, seu pai, seus irmãos - explicou o parlamentar.
Segundo afirmou o senador, atender a essas necessidades da criança na primeira infância nada tem a ver com fazer parte ou não de uma classe econômica mais favorecida ou empobrecida, mas simplesmente com a existência de políticas públicas voltadas para o atendimento às necessidades dessas crianças.
Ao concluir seu pronunciamento, Flávio Arns afirmou ainda que a responsabilidade de todos os que participam dessa Semana é muito grande, pois o Congresso Nacional se inspirará nas discussões e conclusões do evento para elaborar uma legislação sobre o tema.
- O que vocês pensarem e decidirem nos apontará um caminho para nos debruçarmos e, na seqüência, transformarmos em lei - afirmou.
Valéria Castanho / Agência Senado
20/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flávio Arns defende direito das crianças em Semana de Valorização da Primeira Infância
Senadores querem definição de políticas públicas para a primeira infância
José Nery e Marisa Serrano defendem políticas públicas para primeira infância
Flávio Arns anuncia realização no Senado de semana dedicada à infância
Sertão de Pernambuco recebe campanha internacional de cuidados na primeira infância
Números da violência estão ligados à falta de cuidados na primeira infância