José Nery e Marisa Serrano defendem políticas públicas para primeira infância



Durante a abertura da 3ª Semana de Valorização da Primeira Infância e da Cultura da Paz, na manhã desta terça-feira (19), no Auditório Petrônio Portela, os senadores José Nery (PSOL-PA) e Marisa Serrano (PSDB-MS) defenderam a ampliação de políticas públicas para esse segmento da população. Nery cobrou medidas concretas para garantir os direitos das crianças em setores como saúde, educação e cultura.

VEJA MAIS

- É preciso valorizar a infância ou nosso futuro estará comprometido - disse Nery, que é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Segundo José Nery, a legislação brasileira para o setor é bastante avançada, mas o país carece de ações articuladas que coloquem em prática os direitos previstos na Constituição federal.

- Nós precisamos, de uma vez por todas, transformar em atos concretos, em políticas públicas, ações e iniciativas de valorização da primeira infância para fortalecer uma sociedade baseada na paz, na justiça e no bem estar. Há muitas iniciativas em curso, o desafio maior é integrá-las para formar nossas crianças de maneira adequada - assinalou o parlamentar.

Marisa Serrano, vice-presidente da Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE), também destacou a necessidade de o Legislativo e o Executivo trabalharem de forma integrada na elaboração de ações de valorização da primeira infância. Ela classificou ainda como decisiva a educação dada à criança nos primeiros anos de vida e destacou a importância da formação de educadores e 'cuidadores'.

- A preocupação maior tem que ser com a qualidade da atenção que damos às nossas crianças pequenas ­- recomendou Marisa.

A senadora lembrou episódio noticiado pela imprensa na última semana, de agressão a crianças em uma creche de Goiânia (GO). De acordo com Marisa, o fato é um exemplo daquilo que deve ser combatido.

- Entristece-me muito quando vejo cenas absurdas de maus tratos que acontecem a crianças em escolas. É preciso fazer com que as crianças tenham educação sadia, mas que tenham, principalmente, a garantia de ter preservada sua integridade física e moral - observou.

A 3ª Semana de Valorização da Primeira Infância e da Cultura da Paz discutirá até sexta-feira (19) a importância dos primeiros laços entre as crianças e os cuidadores. Além de José Nery e Marisa Serrano, participaram da mesa do evento Cristina Albuquerque, representante da Unicef; Vincent Defourny, representante da Unesco no Brasil; Yves Saint-Geour, embaixador da França no Brasil; Claudia Lyra, secretária geral da Mesa do Senado; Dioclésio Campos Jr., representante da Sociedade Brasileira de Pediatria; Iraê Lucena, deputada estadual da Paraíba; e Eurípedes Higino dos Reis, filho de Chico Xavier.

Conheça a programação do evento e visite a página oficial da 3ª Semana de Valorização da Primeira Infância e da Cultura da Paz.

Rodrigo Batista / Agência Senado



16/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Participantes do Fórum Senado Debate Brasil defendem políticas para a primeira infância

Senadores querem definição de políticas públicas para a primeira infância

Marisa Serrano quer políticas públicas adequadas ao crescimento da população idosa

Flávio Arns diz que cuidados com primeira infância exigem legislação, orçamento e políticas públicas

Marisa Serrano espera compromisso da Casa com a infância

Especialistas defendem atenção à primeira infância para uma cultura de paz