Flávio Arns pede providências para o combate mais eficaz à gripe suína



O senador Flávio Arns (PT-PR) defendeu a adoção, por parte do Ministério da Saúde, de um protocolo claro de procedimentos em relação ao tratamento de pacientes infectados com a gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína. Ele considera fundamental que, uma vez identificado os sintomas da enfermidade, seja determinada a imediata aplicação do medicamento para o controle da doença. A seu ver, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, e não somente quando em casos de agravamento da doença.

Em pronunciamento no Plenário, nesta quinta-feira (13), Flávio Arns afirmou que esse procedimento já está sendo adotado no Paraná e que ele tem recebido relatos de que o número de casos vem reduzindo-se enormemente. Ele disse que em dias de sábados e domingos os médicos paranaenses estavam atendendo dois casos de gripe suína por hora, encaminhando ao menos uma pessoa, para internação, a cada dia. Nos últimos dias passaram a receber três a quatro casos por dia e, desde segunda-feira, não se registra nenhum caso de internação.

- Usando a expressão que eles usaram e que repito aqui, os resultados estão 'dramaticamente melhores'. É uma notícia positiva - disse Flávio Arns.

O senador explicou que, de acordo com as informações recebidas, a redução dos casos deve-se a diversos fatores, destacando-se entre eles a mudança de hábitos da população. As pessoas estão mais cuidadosas com a higiene das mãos, estão evitando participar de aglomerações e as mulheres grávidas estão sendo alvo de atenções especiais para evitarem o contágio da nova gripe. Outros fatores atuantes da redução da propagação, disse ele, é o término do período mais influente da gripe tradicional, bem como a melhora do tempo, com o aumento das temperaturas já prenunciando o fim do inverno.

Flávio Arns disse que há uma perplexidade entre os funcionários do Senado que, segundo disse, não estariam sendo orientados com intensidade em relação aos problemas relacionados com a gripe A. Ele elogiou as medidas já divulgadas pelo 1º secretário, Heráclito Fortes, de suspensão das visitas ao edifício do Senado. Disse que elas vêm no sentido correto de evitar aglomerações que possam colocar as pessoas em risco de contágio.

- Eu apelo para que, nessa questão da gripe A, que vem afligindo o Brasil, possamos ser exemplares, possamos ser referência no Brasil - disse Flávio Arns. - Que o Senado possa ter o que for necessário, com a orientação de autoridades sanitárias, infectologistas, que possamos tomar todas as providências necessárias e ficarmos atentos aos funcionários, apoiando e garantindo orientação e atendimento imediatos.

O senador José Sarney, na presidência da sessão, relatou as medidas adotadas pela Mesa na reunião desta quinta-feira (13), que vão ao encontro das preocupações de Flávio Arns.



13/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em resposta a Flávio Arns, Sarney anuncia medidas de combate à gripe suína no Senado

Flávio Arns defende distribuição de medicamento contra a gripe suína

Flávio Arns volta a pedir plano de prevenção contra a gripe suína no Senado

Transferida votação da MP que destina recursos para o combate à gripe suína

Aprovadas MPs que destinam R$ 1,5 bi para socorro a vítimas de enchentes e combate a gripe suína

Crédito extraordinário para combate à gripe suína é o primeiro item da pauta do Senado