Em resposta a Flávio Arns, Sarney anuncia medidas de combate à gripe suína no Senado



O presidente do Senado, José Sarney informou ao Plenário que a Mesa, em reunião nesta quinta-feira (13), adotou uma série de medidas para prevenir a disseminação da chamada gripe suína, denominada gripe A, causada pelo vírus H1N1, nas dependências do Senado Federal. O anúncio foi feito em resposta ao senador Flávio Arns (PT-PR) que, em discurso, manifestou preocupação com o combate à doença e defendeu a adoção de medidas neste sentido no Senado.

VEJA MAIS

Sarney informou que foi montada uma equipe multidisciplinar composta por pneumologista, assistente social e psicólogo, para acompanhar o atendimento de possíveis casos da nova gripe no Senado. Também foi providenciada a compra de gel para a assepsia das mãos e a difusão de orientações, via intranet, para o reconhecimento dos sintomas e para a prevenção do contágio.

Sarney disse que o debate foi provocado pelo Serviço Médico do Senado e o da Câmara dos Deputados. Ele lembrou que as duas instituições compartilham espaços comuns, em um edifício em que circulam, diariamente, cerca de 15 mil pessoas, o que o torna uma área de elevado risco de contágio. Por essa razão, diversas providências estão sendo tomadas em parceria com a Câmara.

A exemplo da outra Casa, o Senado também determinou o ponto facultativo para as gestantes que trabalham na instituição. O presidente José Sarney ressaltou que a medida pretende evitar que a gripe se propague, atingindo, exatamente o grupo com maior risco de contágio, que são as gestantes. Outra medida, já anunciada pelo 1º secretário Heráclito Fortes (DEM-PI), foi a restrição às visitas guiadas pelo edifício do Senado, uma vez que a Casa recebe, nessas ocasiões, pessoas das mais diversas partes do Brasil e do Mundo, que podem vir de áreas com grande incidência da doença.

José Sarney anunciou que a diretoria da Secretaria de Assistência Médica e Social do Senado terá uma reunião com diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para examinarem a possibilidade de o Serviço Médico do Senado ter acesso a medicamentos de combate à gripe A.

Da Redação / Agência Senado



13/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns pede providências para o combate mais eficaz à gripe suína

Flávio Arns volta a pedir plano de prevenção contra a gripe suína no Senado

Flávio Arns defende distribuição de medicamento contra a gripe suína

Presidente da Anvisa diz que não haverá relaxamento das medidas de combate à gripe suína

Crédito extraordinário para combate à gripe suína é o primeiro item da pauta do Senado

Flávio Arns anuncia realização no Senado de semana dedicada à infância