Flávio Arns propõe força-tarefa para solucionar crise da agricultura



O senador Flávio Arns (PT-PR) defendeu, nesta quarta-feira (28) que se constitua, no país, uma força-tarefa que realize "esforço concentrado para dissecar a fundo a problemática do agronegócio". Entre as "medidas estruturantes" propostas por Arns estão o aprimoramento do crédito rural, a garantia de uma política de preços mínimos, a adoção doseguro rural, a revisão da carga tributária incidente sobre os insumos, a criação de programas de incentivo à inovação tecnológica no campo e o apoio à pesquisa agropecuária.

Os pontos elencados pelo senador constituiriam o "eixo inicial" de um trabalho de pesquisa que deveria, em sua opinião, considerar todas as iniciativas já desenvolvidas no país, a exemplo de estudos realizados por instituições como o Fundo para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

- É certo que o Pacote Agrícola recentemente apresentado pelo governo, que, entre outras medidas, prorroga as parcelas das dívidas de investimentos e, parcialmente, as de custeio, e define a alocação de recursos para comercialização, deve ser entendido como um sinal de reconhecimento da crise. No entanto, isso não basta. Faz-se necessário um novo conjunto de regras para a atividade - disse Flávio Arns.

O parlamentar lembrou que o setor do agronegócio representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, 39% das exportações e 37% dos empregos gerados no país.

28/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns propõe contrapartida ambiental para importação de pneus

Flávio Arns propõe isenção fiscal para carros elétricos

Flávio Arns sugere realização de audiência pública para debater crise na compra de material radioativo

Flávio Arns propõe fundo de aval para facilitar acesso de aluno carente ao Fies

Flávio Arns propõe instituir Dia Nacional dos Ostomizados

Antonio Carlos pede que Renan e Aldo ajudem a solucionar a crise na agricultura