Flávio Arns quer incorporar projeto das filantrópicas à proposta em tramitação na Câmara



Em discurso nesta terça-feira (17), o senador Flávio Arns (PT-PR) defendeu a incorporação do projeto de lei do Senado que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social e regula os procedimentos de isenção de contribuições para a seguridade social (PLS 462/08) à proposta do Executivo que trata da mesma matéria e institui o Cadastro Nacional de Entidades de Utilidade Pública (PL 3021/08). O primeiro tramita no Senado, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) - nesta última, será votado em decisão terminativa. O segundo encontra-se na Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

- O mais adequado é que o 462 seja apreciado, tenha aval desta Casa, possa ir para a Câmara e lá ser incorporado ao 3021, relatado pelo [deputado] Gastão Vieira. E que depois o 3021 venha para o Senado para ser apreciado. Vamos ter uma lei que ajude, que coíba o que não é certo, a falcatrua, mas que valorize e que prestigie quem faz um bom trabalho - defendeu Flávio Arns, relator do PLS 462/08 na CAS.

Em seu discurso, o senador ressaltou que o PLS 462/08 vai beneficiar milhares de entidades que atuam na área social, a exemplo de dois mil hospitais filantrópicos e mais de duas mil Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) em todo o país, e ainda as Pastorais da Criança e instituições que trabalham na área da assistência social e educação, entre outras.

De autoria do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o PLS 462/08 foi apresentado como forma de contornar a devolução ao Executivo, pelo então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, da Medida Provisória (MP) 446/08, que alterava as regras para a certificação de entidades beneficentes de assistência social. A decisão foi tomada em resposta à edição excessiva de MPs pelo Palácio do Planalto e à suspeita de que a proposta beneficiava entidades com irregularidades. A MP 446/08 foi rejeitada pela Câmara em fevereiro deste ano.



17/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns pede debate sobre projeto de regulamentação de entidades filantrópicas

Garibaldi defende substituição de MP das Filantrópicas por projeto de lei já em tramitação na Câmara

Dia nacional de reciclagem, proposto por Flávio Arns, segue para análise da Câmara

Flávio Arns quer mais agências do INSS no Paraná

Flávio Arns quer mais discussão sobre pesquisa com células-tronco

Flávio Arns quer conhecer melhor levantamento do IBGE sobre deficientes