Flávio Koutzii apresenta provas que testemunha mentiu na Subcomissão do Pangea



Após reafirmar que condena a forma como a subcomissão do caso Pangea vem conduzindo os trabalhos, o deputado Flávio Koutzii, que representa a bancada do PT nesta instância, retirou-se da reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (17/09). Antes de sair, entretanto, o parlamentar revelou aos presentes que a ex-arrendatária da Pangea Viagens e Turismo, Maria Angela Fachini, que depôs na Assembléia no último dia 10, mentiu aos deputados quando afirmou que o ex-prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro, usou dinheiro - e não cheque - para pagar uma viagem à Europa realizada em maio deste ano. Koutzii apresentou cópia do cheque repassado à agência de turismo pelo ex-prefeito para cobrir as despesas de transporte e hospedagem da sua estadia e de sua esposa.

Além da cópia do cheque, o deputado também mostrou o recibo do pagamento da viagem, sendo que este documento contém a assinatura de Maria Angela. “Mais uma vez fica evidente que as informações prestadas por esta senhora não têm nenhuma credibilidade, pois ela mesma recebeu o cheque que, depois, disse que não existiu”, observou Koutzii, lembrando que a agente de turismo é acusada, entre outras irregularidades, de falsificar assinaturas dos diretores da empresa, endividar a agência e não reembolsar clientes. “Esta situação motivou uma auditoria e uma ação judicial contra a agente de turismo que, mesmo assim, vem tendo o respaldo de parte da Assembléia, argumentou o petista.

Na audiência, Koutzii comunicou aos demais integrantes da subcomissão que encaminhou, ao presidente da Assembléia, Sérgio Zambiasi, uma reclamação regimental solicitando que a direção do Legislativo determine que a subcomissão deixe de atuar com fins eleitorais. “Não é só uma questão de disputa política entre adversários, mas de uso de recursos públicos e de um Poder para beneficiar determinados candidatos”, explicou o parlamentar.

O petista ainda criticou o fato dos membros da subcomissão agirem como se este fórum fosse uma CPI e destacou que o próprio Tribunal Regional Eleitoral reconheceu como inadequado o uso do depoimento de Maria Angela na propaganda eleitoral, suspendendo os programas onde a fala da testemunha era veiculada.


09/17/2002


Artigos Relacionados


Testemunha não responde perguntas de Koutzii na Subcomissão do Pangea

Koutzii diz que subcomissão da Pangea é prematura e eleitoreira

Koutzii encaminha reclamação à presidência sobre a Subcomissão da Pangea

CCJ aprova Subcomissão que vai investigar caso Pangea

Instalada Subcomissão que vai investigar caso Pangea

Vieira será relator da subcomissão que investiga Pangea