Flexa critica governo por tentar resolver problemas da saúde com MP
Em pronunciamento nesta quarta-feira (17), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou a tentativa do governo de resolver o problema da saúde no Brasil com a edição de uma medida provisória. A MP 621/2013, conhecida como MP dos Médicos, chegou ao Congresso na última semana e já recebeu quase 600 emendas. O texto é alvo de protesto de médicos e estudantes de medicina pelo país.
- O que estamos vendo pelo Brasil afora são todos os médicos se colocando contrários não ao atendimento qualificado na saúde para os brasileiros, mas à forma midiática de resolver a questão da saúde, que é crônica no país, através de uma medida provisória. Nós não concordamos com essa forma – afirmou o senador.
A MP cria o programa Mais Médicos, com o objetivo de aumentar o número desses profissionais na rede pública de saúde em regiões carentes do interior e da periferia de grandes cidades. Entre as medidas previstas está a contratação de médicos estrangeiros sem a necessidade de revalidação do diploma. Além disso, estudantes de medicina terão que atuar no Sistema Único de Saúde por dois anos, graças a mudança curricular.
O senador leu artigo escrito por seu filho, o médico Fernando Flexa Ribeiro Filho, sobre o programa. Para o autor, o pacto proposto pelo governo, na verdade, é uma decisão unilateral. Além disso, na opinião do médico, transfere para esses profissionais a responsabilidade pela “saúde caótica” do país.
“O principal problema da saúde pública não é a falta de médicos, mas o subfinanciamento público da saúde”, argumenta o autor do artigo. Ele diz que o viés político faz com que o gasto, já baixo, ainda seja equivocado, concentrado em investimentos, enquanto o custeio fica comprometido. “Qualquer pessoa que conheça um mínimo de saúde pública sabe que o custeio é o maior entrave para operacionalização do SUS”, opina o médico em seu artigo.
Flexa Ribeiro afirmou que debaterá com profundidade o tema da MP e se disse favorável à realização de audiências públicas sobre o assunto. Para ele, é necessário aperfeiçoar a matéria para que os brasileiros tenham acesso a uma saúde melhor.
17/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro critica sucateamento da saúde no Pará
Flexa Ribeiro critica o governo por ter aparelhado a Petrobras
Garibaldi diz que é preciso resolver problemas da Previdência
Flexa Ribeiro critica atuação do governo em vazamentos de petróleo
Eletrobras promete resolver problemas de energia em Manaus até fim do ano
Juvêncio critica "leniência" do governo diante de problemas do campo