Eletrobras promete resolver problemas de energia em Manaus até fim do ano



O presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz, afirmou que os problemas no fornecimento de energia em Manaus (AM) serão solucionados até o fim do ano. Em entrevista coletiva realizada na sede da Eletrobras Amazonas Energia, na última quarta-feira (13), Muniz explicou que as interrupções são causadas por falhas no sistema de distribuição, e não na geração.

“Desde abril não temos interrupções por falta de geração de energia, mas sim por problemas pontuais nas redes de distribuição, visto que Manaus cresce num ritmo muito acelerado. Enquanto a média de crescimento do País apresenta um ritmo de 4% a 6% ao ano, Manaus cresceu 14% ao ano, por isso, ocorrerem sobrecargas e queima de transformadores”, apontou.

Muniz informou que o sistema de distribuição da cidade contará com diversas melhorias, incluindo as zonas Leste e Norte, onde a Eletrobras Amazonas Energia já trabalha em uma ação emergencial, anunciada na última semana pelo ministro de Minas e Energia, Marcio Zimmermann. A região central, onde são registradas diversas ligações ilegais, também será contemplada. As outras regiões da cidade serão atendidas posteriormente.

As melhorias na rede incluem redimensionamento de alimentadores, aumento da carga de transformadores, instalação de capacitores, redução da corrente, remanejamento de cargas e adequação de circuitos. 

O presidente da Eletrobras antecipou ainda que, no futuro, Manaus poderá contar ainda com interligações energéticas com as cidades de Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO), além do uso do gás natural como fonte de energia.

Muniz anunciou, também, que uma usina com capacidade de 50 MW entrará em operação no município de Iranduba, a 25 quilômetros de Manaus, em novembro de 2010. A cidade teve problemas no fornecimento pela falha de um cabo subaquático de transmissão.


Fonte:
Eletrobras



14/10/2010 19:01


Artigos Relacionados


Garibaldi diz que é preciso resolver problemas da Previdência

Flexa critica governo por tentar resolver problemas da saúde com MP

Suplicy diz que relatora da ONU quer ajudar o país a resolver problemas

Haddad explica providências para resolver problemas do Enem

LAURO CAMPOS: BRASÍLIA FOI TENTATIVA DE RESOLVER PROBLEMAS DO BRASIL

SUASSUNA DIZ QUE PACOTE É INSUFICIENTE PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DO PAÍS