Flexa Ribeiro alerta para desaceleração da economia



Em pronunciamento nesta quarta-feira (13), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), manifestou preocupação com os rumos da economia brasileira. Ele lamentou o crescimento de apenas 1% do PIB em 2012 e alertou para a necessidade de reformas e de planejamento para a melhoria dos índices a médio prazo.

A desaceleração econômica dos últimos dois anos, segundo o senador, marcou o fim da euforia dos mercados e investidores internacionais em relação ao país. Para Flexa Ribeiro, a incerteza quanto ao futuro pode afastar o Brasil do restante dos Brics, bloco que inclui ainda Rússia, Índia, China e África do Sul.

O parlamentar defendeu investimentos na redistribuição de recursos da União, com a revisão do pacto federativo para fortalecer estados e municípios. Também apontou a urgência de uma reforma tributária e criticou o estímulo ao consumo como principal medida econômica do governo federal.

– A sociedade brasileira nunca esteve tão endividada: trabalhadores, empresas, unidades da federação – afirmou.

Para o senador, o mais importante nos próximos dez anos é investir em crescimento sustentável, com ações que sejam capazes de conduzir ao desenvolvimento e garantir a qualidade de vida dos brasileiros.

– Temos que melhorar o produto interno de felicidade dos brasileiros. Esse sim, seria um indicador a ser medido pelos governos.



13/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro comemora criação do Instituto Alerta Pará

Flexa Ribeiro alerta para queda do PIB do agronegócio nacional

Flexa Ribeiro alerta para risco de racionamento de energia elétrica

Flexa Ribeiro alerta para 'caráter chavista' do governo Dilma

Flexa Ribeiro alerta para descaso do governo federal em relação à área energética

No Dia Mundial da Água, Flexa Ribeiro alerta para precariedade das condições de vida dos amazônidas