Flexa Ribeiro anuncia que Justiça aprovou intervenção federal no Pará



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) comunicou ao Plenário, em discurso nesta quarta-feira (11), que o Tribunal de Justiça do Pará aprovou intervenção federal no estado, ao julgar cinco ações de fazendeiros que tiveram terras invadidas por movimentos de sem terra. Eles pediram intervenção porque o governo estadual não cumpriu reintegração de posse determinada pelo Justiça.

Flexa Ribeiro informou que a decisão foi praticamente unânime, pois apenas um dos 22 desembargadores votaram contra a intervenção. Disse que os mandados de desocupação das fazendas são antigos, do início da administração da governadora Ana Júlia Carepa, e lembrou que tem alertado a governadora para as consequências de sua decisão de não cumprir as determinações judiciais. Explicou que o caso agora chegará ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a intervenção só pode ser evitada se a governadora se antecipar e determinar a reintegração de posse.

Para o senador paraense, uma intervenção seria "a comprovação", com a qual ele não concorda, "de que no Pará não existe lei", como a mídia costuma retratar o estado. E pediu a Ana Júlia Carepa que "aja e governe respeitando a lei". Lembrou ter denunciado, na semana passada, novas invasões de fazendas, com depredações, nos municípios de Xinguara e Eldorado dos Carajás, e a governadora, "de forma lamentável, foi à imprensa e culpou os produtores rurais pelos desmandos no estado".

Flexa Ribeiro informou que o jornal Diário do Pará noticiou nesta quarta-feira (11) que uma força policial sofreu uma emboscada de sem-terra na região sul de Xinguara.

- São pessoas armadas. É um grupo guerrilheiro que precisa ser detido, preso e sofrer as punições da lei. Essa intervenção determinada pelo Tribunal de Justiça é de total responsabilidade, ou melhor, irresponsabilidade da governadora Ana Júlia Carepa - sustentou.

Em aparte, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse os brasileiros devem aprender a conviver "com as ordens emanadas do Poder Judiciário" e que espera que a intervenção no Pará sirva de alerta a outros estados onde as determinações judiciais vêm sendo descumpridas.



11/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro informa que Kátia Abreu entregou ao Tribunal de Justiça do Pará pedido de intervenção no estado

Flexa Ribeiro anuncia nova universidade no Pará

Flexa Ribeiro anuncia ampliação de fábrica da Vale do Rio Doce no Pará

Flexa Ribeiro critica propaganda veiculada pelo governo federal no Pará

Flexa Ribeiro comemora aprovação de projeto que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará

Flexa Ribeiro alerta para descaso do governo federal em relação à área energética