Flexa Ribeiro comemora acordo entre governo do Pará, pecuaristas e Ministério Público
Em pronunciamento nesta quarta-feira (8), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) saudou assinatura de termo de compromisso em que o governo do Pará, pecuaristas e o Ministério Público estadual estabelecem ações para modernizar a cadeia agropecuária local. O acordo procura zerar o passivo ambiental das propriedades rurais e com isso pôr fim ao embargo à carne produzida nas fazendas paraenses, de acordo com informações já divulgadas pela imprensa.
O senador acredita que este entendimento entre o setor produtivo, o governo do estado e o Ministério Público impedirá a perda de "dezenas de milhares" de empregos no agronegócio em função das dificuldades por que passa o setor.
Estrela
Em seu discurso, Flexa Ribeiro criticou a governadora Ana Júlia Carepa por ter encaminhado carta ao presidente do Senado, José Sarney, em que manifesta indignação com projeto de lei que substitui a estrela que representa o Pará na Bandeira Nacional, que se encontra isolada acima da inscrição "Ordem e Progresso", pela estrela que representa o Distrito Federal.
- A governadora age de forma incompetente, querendo jogar para a platéia e faz um estardalhaço enviando carta a Sarney sobre um assunto que não está no Senado. Ela não teve o cuidado de se informar sobre o que está acontecendo, apesar de ter dois mil assessores pendurados no aparelhamento do estado feito pelo PT - disse o senador.
Flexa Ribeiro explicou que em 1999 foi encaminhado ao Congresso Nacional projeto em que o Executivo propõe alterações nos símbolos nacionais. A proposta deu entrada pela Câmara, onde recebeu emenda do então deputado Ronaldo Cezar Coelho que propunha a troca de lugar das estrelas do Pará e do Distrito Federal na bandeira. Em 2003, o projeto seguiu para o Senado, onde emenda apresentada pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) desfez a mudança sugerida na Câmara, mantendo a estrela do Pará na posição em que sempre ocupou no pavilhão.
A proposta tramita atualmente na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, onde o relator, deputado Jaime Martins (PR-MG), mantém o mesmo texto já aprovado pelo Senado, disse Flexa Ribeiro.
08/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa Ribeiro comemora acordo em torno de projeto que cria as Zonas de Processamento de Exportações
Flexa Ribeiro elogia entendimento entre oposição e governo
Governadora do Pará prevê acordo entre produtores e Ministério Público
Senadores criticam medidas do Ministério Público contra pecuaristas do Pará
Flexa Ribeiro comemora avanços no Pará
Gurgacz comemora acordo entre pescadores e Ministério do Trabalho em audiência na CRA