Flexa Ribeiro comemora criação da maior área ambiental do mundo



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) comemorou nesta quinta-feira (7) a criação, pelo governo do Pará, da que está sendo considerada a maior área ambiental protegida por lei de todo o planeta. Na última segunda-feira (4), o governador Simão Jatene assinou decretos de criação de quatro florestas estaduais, uma área de proteção ambiental, uma estação ecológica e uma reserva biológica, que somam mais de 15 milhões de hectares. Parte desta área poderá ser explorada de forma racional e sustentável.

Flexa Ribeiro informou que o setor florestal responde pelo segundo lugar na pauta de exportação da balança comercial do Pará, sendo o setor mineral o primeiro. Ele lembrou que em 2004 a indústria madeireira exportou US$ 1,1 bilhão.

- Por isso, é de suma importância a estruturação do setor e a proteção das áreas ambientais, não só para a manutenção da atividade econômica, mas também para o equilíbrio ecológico da região e do planeta Terra. A criação das áreas públicas também impede a ação dos grileiros, que agem com a expectativa do direito à terra - afirmou.

O senador disse que o trabalho foi acompanhado por entidades como o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e a organização não-governamental Conservação Internacional, além de contar com a presença de integrantes da World Wild Life Foundation (WWF) - que também apoiou a iniciativa em nota - na cerimônia de assinatura dos decretos.

Flexa Ribeiro acrescentou que o governador também assinou projeto de lei que cria o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), que será uma autarquia responsável pela gestão da política estadual de produção e desenvolvimento florestal, tanto em florestas públicas e privadas quanto plantadas.

- Se antes o Pará tinha uma proteção por lei de apenas 43,8% do seu território, hoje esse percentual saltou para 55,4% e poderia ser maior: 66,4%, caso a Floresta Estadual Amazônia e a Área de Proteção Ambiental Santa Maria do Uruará, localizada na foz do Rio Xingu, não tivessem sido impedidas de serem criadas por decisão judicial federal.

Em aparte, o senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) disse que o Pará deve ter o cuidado de não repetir o padrão de criação de áreas protegidas na Amazônia em geral. Segundo ele, essas áreas são criadas e, depois, abandonadas de forma sistemática. Ele também sugeriu que não sejam retiradas as populações que vivem nessas áreas e lembrou o caso do Parque Nacional do Jaú, próximo ao Rio Negro, e "também o maior do mundo, segundo Ministério do Meio Ambiente", onde as populações que habitavam a região havia séculos, "foram expulsas para serem miseráveis lá no município de Novo Airão".

O senador Mão Santa (PMDB-PI) citou o filósofo grego Sófocles: "Muitas são as maravilhas da natureza, mas a maior delas é o homem".



07/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro exalta "a maior demonstração de fé mariana do mundo"

Flexa Ribeiro comemora criação do Instituto Alerta Pará

Flexa Ribeiro comemora aprovação de projetos que autorizam criação de ZPEs no Pará

Flexa Ribeiro sugere que Copa do Mundo tenha "Sede Amazônia"

Flexa Ribeiro: Belém tem infraestrutura para sediar jogos da Copa do Mundo

Flexa Ribeiro denuncia descaso do governo do Pará com a área da saúde